A ESCOLHA PELA PEDAGOGIA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL NO INÍCIO DA CARREIRA:
UM ESTUDO COM EGRESSAS DO CURSO DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.17328Resumo
De forma geral, cada indivíduo possui em sua identidade profissional uma singularidade, que foi e está sendo construída mediante vivências particulares, mas também a partir de processos compartilhados na vida em sociedade. Por meio da presente pesquisa, tornou-se possível constatarmos o que levou um grupo de egressas de um curso de Pedagogia a escolherem esta profissão, bem como analisar de que forma percebem o processo de constituição de suas identidades profissionais. A pesquisa foi realizada mediante entrevistas com cinco egressas do curso de Pedagogia de uma IES pública, federal. Em relação aos resultados obtidos com a pesquisa, os motivos que interferiram na escolha pelo curso foram a influência de familiares e outras pessoas significativas, o vínculo com as crianças, o interesse pela área da Educação que foi constituído durante a vida, bem como algumas características do curso pretendido. Em relação a suas identidades profissionais, foi confirmado que elas são construídas no decorrer da vida, mediante as interações sociais e os conhecimentos com os quais vão tendo contato. Por fim, com base nos relatos obtidos com a entrevista e sua análise, pode-se afirmar que a universidade – tanto em suas possibilidades quanto em seus limites – forneceu elementos para a constituição desses sujeitos enquanto profissionais.
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