A ESCOLHA PELA PEDAGOGIA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL NO INÍCIO DA CARREIRA:

UM ESTUDO COM EGRESSAS DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Monise Clara Orso Universidade Federal da Fronteira Sul/ Campus Erechim
  • Ivone Maria Mendes Silva Ivone Universidade Federal da Fronteira Sul/ Campus Erechim
  • Lidiane Limana Puiati Pagliarin Lidiane Universidade Federal da Fronteira Sul/ Campus Erechim

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.17328

Resumo

De forma geral, cada indivíduo possui em sua identidade profissional uma singularidade, que foi e está sendo construída mediante vivências particulares, mas também a partir de processos compartilhados na vida em sociedade. Por meio da presente pesquisa, tornou-se possível constatarmos o que levou um grupo de egressas de um curso de Pedagogia a escolherem esta profissão, bem como analisar de que forma percebem o processo de constituição de suas identidades profissionais. A pesquisa foi realizada mediante entrevistas com cinco egressas do curso de Pedagogia de uma IES pública, federal. Em relação aos resultados obtidos com a pesquisa, os motivos que interferiram na escolha pelo curso foram a influência de familiares e outras pessoas significativas, o vínculo com as crianças, o interesse pela área da Educação que foi constituído durante a vida, bem como algumas características do curso pretendido. Em relação a suas identidades profissionais, foi confirmado que elas são construídas no decorrer da vida, mediante as interações sociais e os conhecimentos com os quais vão tendo contato. Por fim, com base nos relatos obtidos com a entrevista e sua análise, pode-se afirmar que a universidade – tanto em suas possibilidades quanto em seus limites – forneceu elementos para a constituição desses sujeitos enquanto profissionais.

Biografias Autor

Ivone Maria Mendes Silva Ivone, Universidade Federal da Fronteira Sul/ Campus Erechim

É doutora em Psicologia pela USP (2013); Mestre em Educação pelo CEFET-MG (2008); Mestre em Ciências da Saúde pela UFMG (2008). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim/RS, onde atua junto aos cursos de licenciatura e no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, área da Psicologia. É também professora permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação. Atua principalmente nas áreas de psicologia e educação, desenvolvendo pesquisas interdisciplinares sobre os seguintes temas: processos identitários e de subjetivação, alteridade, direitos humanos, relações de gênero, sexualidade, violências, juventude, educação.

Lidiane Limana Puiati Pagliarin Lidiane, Universidade Federal da Fronteira Sul/ Campus Erechim

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre em Educação pela UFSM, doutoranda em Educação na Universidade de Passo Fundo (UPF). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES/UPF). Atualmente é professora de diversos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Centra seus estudos nas seguintes temáticas: formação de professores, políticas educacionais, aprendizagem da docência, docência na educação superior, gestão escolar. 

Downloads

Publicado

2019-11-30

Como Citar

Orso, M. C., Ivone, I. M. M. S., & Lidiane, L. L. P. P. (2019). A ESCOLHA PELA PEDAGOGIA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL NO INÍCIO DA CARREIRA:: UM ESTUDO COM EGRESSAS DO CURSO DE PEDAGOGIA. Revista Interacções, 15(51), 44–65. https://doi.org/10.25755/int.17328