MELHORANDO O DESEMPENHO ESCOLAR COM O USO DE REPRESENTAÇÃO DE REGISTROS SEMIÓTICOS
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.17835Resumo
O presente artigo revela parte de uma pesquisa qualitativa de intervensão, realizada em sessões reflexivas das representações semióticas com alunos do ensino fundamental de uma escola pública do município de São Luís – Maranhão/Brasil. Com o objetivo de contribuir para a melhoria do desempenho escolar em Matemática. Para isso, na elaboração de atividades de Matemática aplicadas aos sujeitos da pesquisa usou-se registros de representação semiótica, para serem trabalhadas as funções de tratamento e as funções cognitivas de conversão de um registro em outro. As análises foram baseadas na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Os alunos revelaram melhor compreensão em atividades envolvendo tratamento de registros do que quando se trabalhou com a conversão de um registro em outro registro. Observou-se que na conversão do registro linguagem natural para o registro numérico, apresentaram melhor rendimento do que trabalhando com outros tipos de conversões. Constatou-se também que as dificuldades de aprendizagem não estavam relacionadas somente à resolução das atividades propostas e sim à leitura e interpretação do que estavam lendo. Esse fato nos levou a conjecturar que para melhorar a aprendizagem dos sujeitos desta pesquisa precisava-se utilizar outras práticas metodológicas. O ensino baseado em representações matemáticas. Pois, acredita-se que o ensino com aporte nessa teoria pode facilitar a aprendizagem, e consequentemente os alunos terão melhor aproveitamento em Matemática.
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