A EPISTEMOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA
HÁ ELEMENTOS PARA RESSIGNIFICAÇÕES?
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.18594Resumo
Este trabalho teve como objetivo identificar se há elementos que proporcionem ressignificações epistemológicas na formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Utilizamos questionários e entrevistas semiestruturadas na coleta de dados, afim de cruzar os discursos, relacionando-os com os pressupostos teóricos assumidos. Nossos dados, apresentam que apesar da inserção de disciplinas que abordam aspectos da HFC em cursos de licenciatura, não há indícios de suas influências nas ressignificação entre os pesquisados. Em geral, atividades extracurriculares se demonstraram mais eficientes na promoção de reflexões ou consolidações epistemológicas analisadas. Compreendemos assim, a necessidade de uma reestruturação nas atividades extracurriculares para que possibilitem uma maior reflexão sobre o tema, bem como novos estudos que ajudem a compreender e a propor novas abordagens para que a inserção de disciplinas de HFC tenham melhores resultados na ressignificação epistemológicas dos licenciandos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.