A EPISTEMOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA

HÁ ELEMENTOS PARA RESSIGNIFICAÇÕES?

Authors

  • Maycon Raul Hidalgo Secretaria de Educação do Estado do Paraná - SEEDPR
  • Álvaro Lorencini Júnior, Dr. Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.18594

Abstract

The aim of this essay was identify if has any element intend epistemological re-significations at initial training teachers of Science and Biology. We have used questionnaire and semi-structured interviews to data collect; to crossing discourses and related it with theoretical assumption assumed. Our data point out that even HPS issue has been insert on teachers training course, there is no signs of its influence on epistemological re-signification among initial training teachers. At all, extracurricular activities was considered more efficient in epistemological think on or consolidation. We consider the re-structuration at extracurricular activities are necessary for the reflexive think about the theme may be possible. Like that, news researches should be made helping the comprehension and new propositions of HPS issues insertion having better results on epistemological re-signification of initial training teachers.

Author Biography

Álvaro Lorencini Júnior, Dr., Universidade Estadual de Londrina

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação e Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP - São Paulo). Mestrado e Doutorado em Educação, área de Didática pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Professor do Depto. de Biologia Geral do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR) da disciplina: Didática das Ciências Naturais. Professor e Orientador do Programa de Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL e do Programa de Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado em Educação para a Ciência e Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR). Coordenador do GETEPEC (cadastrado e certificado no CNPq) - Grupo de Estudos e Pesquisa: Tendências e Perspectivas do Ensino das Ciências - que tem como propósito investigar os referenciais teóricos e metodológicos que atendem os objetivos e as questões de pesquisa na perspectiva da prática reflexiva, investigativa e crítica da formação inicial e continuada de professores das Ciências; pesquisar as tendências dos processos interativos e suas implicações para a elaboração de significados em sala de aula; investigar as perspectivas dos processos de ensino para a aprendizagem de conceitos científicos e as tendências dos processos educativos para a construção de valores no âmbito da educação ambiental e da educação para a sexualidade. Projetos de Pesquisa e Extensão nas áreas de Formação Inicial e Continuada de Professores das Ciências, Ensino-Aprendizagem das Ciências, Processos Interativos em Sala de Aula, Educação Ambiental e Educação para a Sexualidade.A epistemologia entre professores de Ciências/Biologia em formação inicial: há indícios de ressignificações

Published

2019-11-30

How to Cite

Hidalgo, M. R., & Júnior, Álvaro L. (2019). A EPISTEMOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA: HÁ ELEMENTOS PARA RESSIGNIFICAÇÕES?. Interacções, 15(51), 106–130. https://doi.org/10.25755/int.18594

Issue

Section

Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences