O Que é um Problema Matemático?
Conceções de Alunos do 4.º ano de Escolaridade
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.18796Resumo
A resolução de problemas no ensino da matemática assume-se como uma capacidade transversal essencial para o desenvolvimento de ideias matemáticas por parte dos alunos, colocando-os a pensar e a desenvolver o seu raciocínio matemático.
Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo apresentar as conceções de problema matemático de quatro alunos do 4.º ano de escolaridade, antes e após a implementação de uma sequência didática baseada na formulação de problemas. Tendo presente este objetivo, optou-se por uma metodologia qualitativa, através do estudo de caso, recorrendo-se a um questionário como instrumento de recolha de dados. Os resultados sugerem que, inicialmente, os alunos definiram problema matemático como sendo um enunciado cuja resolução implica o recurso a cálculos matemáticos, que tenham uma pergunta e que não tenham mais do que uma solução ou solução nenhuma. Esta realidade parece sugerir que estes alunos estão mais familiarizados com um tipo de problema matemático - os problemas de cálculo - em detrimento de outro tipo de problemas que desenvolvem importantes capacidades matemáticas. Contudo, a implementação da sequência didática baseada na formulação de problemas, parece ter influenciado as conceções de problema matemático dos alunos, uma vez que os alunos passaram a dar mais relevância à existência de um contexto no enunciado e ao facto dos problemas terem de ser desafiantes, destacando-se a importância da formulação de problemas nas práticas em sala de aula, com vista ao desenvolvimento de capacidades matemáticas por parte dos alunos.
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