ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR IGUALDADES VERSUS DIFERENÇAS
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.18835Resumo
Ao olhar para os atuais estudantes do Ensino Superior Politécnico, verificamos que, independentemente das origens socias e étnicas, os seus comportamentos em determinados momentos se intersectam nas idades, no saber estar, nas escolhas, na motivação, na infoexclusão, entre outras. As Instituições de Ensino Superior Politécnico, oferecem vários cursos de diferentes áreas em diferentes ciclos de estudo, tais como os Cursos Técnico Superior Profissional (CTeSP) (2 anos curriculares), Licenciaturas (3 anos curriculares) e Mestrados (2 anos curriculares). Este estudo abarca somente os alunos da Escola Superior de Tecnologias e Gestão (ESTIG), de alguns cursos, a saber: Tecnologias Web e Dispositivos Móveis (TWDM), Redes e Sistemas Informáticos (RSI), Engenharia Informática, Solicitadoria(P), Solicitadoria (EaD), Mestrado em segurança e Higiene do Trabalho, Mestrado Segurança Informática. A escolha dos cursos de CTeSP e da licenciatura em Engenharia Informática baseou-se nas competências digitais; no caso de Solicitadoria (P e EaD) na diferença na metodologia de ensino; no que concerne aos Mestrados, no tempo de funcionamento dos mesmos. Iremos perceber as escolhas destes alunos face aos 3 ciclos de estudo, as licenciaturas e os CTeSP. Nos 3 ciclos de estudo, analisaremos características, como: idade, formação anterior, motivação, desmotivação e métodos de trabalho. Todas estas variáveis são preponderantes para o sucesso destes estudantes, ou seja, para que alcancem o fim do ciclo de estudos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.