Blended learning no ensino superiror

Estudo de caso múltiplo

Autores

  • Nathália Savione Machado
  • Joao Mattar

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.19619

Resumo

Esta pesquisa explora as possíveis combinações entre o ensino presencial, semipresencial e a distância. Possui o objetivo geral de analisar a participação e a interação dos estudantes em dois modelos pedagógicos do ensino superior presencial. Seu campo de estudo são duas instituições de ensino superior no Brasil, sendo uma pública e outra privada, tendo como lócus dois cursos de graduação presenciais, que se utilizam de até 20% da carga horária total do curso na modalidade educação a distância. Caracteriza-se como um estudo de caso múltiplo. Utiliza-se da abordagem qualitativa do tipo exploratória, tendo como corpus os documentos institucionais, os relatos da observação participante (não estruturada) em seis disciplinas e as falas de 70 estudantes, coletadas pela aplicação dos seguintes instrumentos da pesquisa: um questionário semiestruturado e entrevistas. Para a análise dos dados, utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados, a partir da fala dos estudantes, reforçam o desejo de uma educação verdadeiramente híbrida, que conecte as modalidades, que permita ao estudante ter mais autonomia e protagonismo e que valorize o docente como mediador.

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Publicado

2020-09-06

Como Citar

Savione Machado, N., & Mattar, J. (2020). Blended learning no ensino superiror: Estudo de caso múltiplo. Revista Interacções, 16(53), 6–23. https://doi.org/10.25755/int.19619