Acervo paradidático do PNAIC e as possibilidades da literatura infantil em aulas de matemática nos primeiros anos
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.19620Resumo
Assume-se, neste estudo, que o ensino de Matemática aliado à Literatura Infantil pode contribuir com o processo de alfabetização na perspectiva do letramento. Partindo deste pressuposto, o artigo tem como objetivo descrever resultados e encaminhamentos das possibilidades da adoção da literatura no contexto de aprendizagem de conteúdos matemáticos. O referencial destaca questões acerca da alfabetização matemática e do letramento matemático, como sustentação teórica à discussão. A abordagem metodológica se inscreve no campo da pesquisa qualitativa em educação, de caráter descritivo-analítico, em que direcionamos olhares e esforços para descrever como o professor alfabetizador pode utilizar três títulos em suas aulas, elegidos por nós, como também quais direcionamentos a leitura destas narrativas anunciam. Para isso, foi realizada uma análise dos livros do acervo distribuído para as escolas públicas pelo programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – de turmas do ciclo da alfabetização (1º ao 3º ano). Como resultado da apreciação crítica dos livros analisados, concluímos que implementar a leitura da literatura em uma ampla relação com a exploração de conceitos com crianças de 6 a 8 anos pode representar um caminho rico e promissor para aprender e ensinar Matemática de forma que se torne mais significativo e motivador tanto para o aluno quanto para o professor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.