Acervo paradidático do PNAIC e as possibilidades da literatura infantil em aulas de matemática nos primeiros anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.19620

Resumo

Assume-se, neste estudo, que o ensino de Matemática aliado à Literatura Infantil pode contribuir com o processo de alfabetização na perspectiva do letramento. Partindo deste pressuposto, o artigo tem como objetivo descrever resultados e encaminhamentos das possibilidades da adoção da literatura no contexto de aprendizagem de conteúdos matemáticos. O referencial destaca questões acerca da alfabetização matemática e do letramento matemático, como sustentação teórica à discussão. A abordagem metodológica se inscreve no campo da pesquisa qualitativa em educação, de caráter descritivo-analítico, em que direcionamos olhares e esforços para descrever como o professor alfabetizador pode utilizar três títulos em suas aulas, elegidos por nós, como também quais direcionamentos a leitura destas narrativas anunciam. Para isso, foi realizada uma análise dos livros do acervo distribuído para as escolas públicas pelo programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – de turmas do ciclo da alfabetização (1º ao 3º ano). Como resultado da apreciação crítica dos livros analisados, concluímos que implementar a leitura da literatura em uma ampla relação com a exploração de conceitos com crianças de 6 a 8 anos pode representar um caminho rico e promissor para aprender e ensinar Matemática de forma que se torne mais significativo e motivador tanto para o aluno quanto para o professor.

Biografias Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - CECH

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - do Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH - da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP, Brasil. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Matemática, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande-MS. Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (UFSCar/CNPq). 

Francieli Aparecida Prates dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil

Mestranda em Educação Matemática pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande-MS, Brasil; Licenciada em Pedagogia pela UFMS, Naviraí-MS. Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" vinculado à Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP, Brasil. 

Downloads

Publicado

2020-09-06

Como Citar

Teodoro Ciríaco, K., & Aparecida Prates dos Santos, F. . (2020). Acervo paradidático do PNAIC e as possibilidades da literatura infantil em aulas de matemática nos primeiros anos. Revista Interacções, 16(53), 72–96. https://doi.org/10.25755/int.19620