A influência das características do professor no ensino e na aprendizagem de ciências e matemática

Autores

  • Gabriel Santos Ortiz PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Laércio do Carmo Rodrigues PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Maurivan Güntzel Ramos PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Luciano Denardin de Oliveira PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Marcelo Prado Amaral-Rosa PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.20027

Resumo

O objetivo foi compreender a visão dos professores de Ciências e de Matemática quanto à influência das características dos professores nos processos de ensino e de aprendizagem. Os participantes foram 11 professores de Ciências e Matemática. O instrumento de coleta foi um questionário. O corpus foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva. Enquanto resultados, obteve-se quatro categorias finais: i) características de comportamento social, ii) características internas do indivíduo, iii) características pedagógicas, e iv) características da carreira docente. De posse desses dados, foi realizado um segundo processo de ATD, focando na busca das influências dessas características nos processos de ensino e de aprendizagem. Ao fim desse segundo processo emergiram as seguintes categorias: influência na relação professor-aluno, influência na qualidade do ensino e influência na evolução do professor. A análise parece indicar que essas influências são complexas, reflexo de suas interrelações. Ademais, cada característica pode exercer diferentes influências em diversos aspectos do trabalho escolar.

Biografias Autor

Gabriel Santos Ortiz, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestrando no PPG Educação em Ciências e Matemática da PUCRS.

Laércio do Carmo Rodrigues, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestrando do PPG Educação em Ciências e Matemática da PUCRS.

Maurivan Güntzel Ramos, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Docente no PPG Educação em Ciências e Matemática da PUCRS.

Luciano Denardin de Oliveira, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Docente do PPG Educação em Ciências e Matemática da PUCRS.

Marcelo Prado Amaral-Rosa, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Dr. em Educação em Ciências (UFRGS). Estágio pós-doutoral no PPG Educação em Ciências e Matemática da PUCRS.

Downloads

Publicado

2020-09-06

Como Citar

Santos Ortiz, G., do Carmo Rodrigues, L. ., Güntzel Ramos, M., Denardin de Oliveira, L., & Prado Amaral-Rosa, M. (2020). A influência das características do professor no ensino e na aprendizagem de ciências e matemática. Revista Interacções, 16(53), 122–146. https://doi.org/10.25755/int.20027