O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da CoViD-19

Autores

  • Flavia Sucheck Mateus da Rocha UFPR
  • Taniele Loss UTFPR
  • Braian Lucas Camargo Almeida
  • Marcelo Souza Motta
  • Marco Aurélio Kalinke

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.20703

Resumo

Durante o ano de 2020, o Brasil foi impactado pelos efeitos de um vírus que impossibilitou que aulas presenciais continuassem ocorrendo no âmbito nacional. Para que estudantes tivessem acesso ao conhecimento, as legislações nacionais permitiram que o ensino ocorresse de forma remota durante o período de pandemia. Isso repercutiu em professores utilizando diferentes tecnologias digitais (TD). Com o objetivo de verificar como estavam sendo utilizadas as TD nos processos nacionais de ensino durante a pandemia da COVID-19, realizamos uma investigação qualitativa. Entrevistamos 123 professores, por meio de um questionário no Google Forms, em abril de 2020. A análise das respostas obtidas indicou diferentes possibilidades e dificuldades dos professores. Das principais dificuldades pontuadas, constatou-se o fato de muitos estudantes não terem acesso às TD e limitações dos professores em articular o uso delas no processo de ensino. Quanto aos pontos positivos, os professores perceberam oportunidades de conhecer e utilizar variadas TD para comunicação em videoconferências, com os envolvidos nos processos educacionais, assim como adoção de variados recursos digitais, oportunizando aulas diferenciadas aos alunos. Por fim, alguns professores indicaram que o uso de TD no ensino não irá substituir o papel do professor em aulas presenciais, sobretudo na Educação Básica, mas a adoção do ensino remoto, no período de pandemia, impactará diretamente as práticas pedagógicas no retorno das atividades presenciais.

Biografias Autor

Flavia Sucheck Mateus da Rocha, UFPR

Doutoranda em Educação em Ciências e em Matemática pela UFPR. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela UFPR, na Linha de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática. Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Pedagogia, pela Uninter. Possui Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática, pela FAEL e em Formação Docente para EaD, pela Uninter. É integrante do GPTEM (Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática), do GPINTEDUC (Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologias na Educação) e do grupo EAD, Presencial e o Híbrido: vários cenários profissionais, de gestão, de currículo, de aprendizagem e políticas públicas. Atualmente é professora nos cursos da área de Exatas na Escola Superior de Educação do Centro Universitário Internacional Uninter. Tem experiência no ensino de Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Pesquisa sobre Tecnologias Digitais e demais inovações nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática.

Taniele Loss, UTFPR

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela UTFPR; Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UTFPR (2018); possui especialização em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2011). Formada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2020) e em Licenciatura em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFETPR, 2002). É integrante do GPTEM (Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática), do grupo GPINTEDUC (Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologias na Educação) e do grupo EAD, Presencial e o Híbrido: vários cenários profissionais, de gestão, de currículo, de aprendizagem e políticas públicas. Já atuou como professora do Ensino Superior na modalidade presencial, semipresencial e EAD. Atualmente é professora de matemática do Ensino Fundamental II (6 ao 9 ano) pela Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Flavia Sucheck Mateus da Rocha, Taniele Loss, Braian Lucas Camargo Almeida, Marcelo Souza Motta, & Marco Aurélio Kalinke. (2020). O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da CoViD-19. Interacções, 16(55), 58–82. https://doi.org/10.25755/int.20703