O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da CoViD-19
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.20703Resumo
Durante o ano de 2020, o Brasil foi impactado pelos efeitos de um vírus que impossibilitou que aulas presenciais continuassem ocorrendo no âmbito nacional. Para que estudantes tivessem acesso ao conhecimento, as legislações nacionais permitiram que o ensino ocorresse de forma remota durante o período de pandemia. Isso repercutiu em professores utilizando diferentes tecnologias digitais (TD). Com o objetivo de verificar como estavam sendo utilizadas as TD nos processos nacionais de ensino durante a pandemia da COVID-19, realizamos uma investigação qualitativa. Entrevistamos 123 professores, por meio de um questionário no Google Forms, em abril de 2020. A análise das respostas obtidas indicou diferentes possibilidades e dificuldades dos professores. Das principais dificuldades pontuadas, constatou-se o fato de muitos estudantes não terem acesso às TD e limitações dos professores em articular o uso delas no processo de ensino. Quanto aos pontos positivos, os professores perceberam oportunidades de conhecer e utilizar variadas TD para comunicação em videoconferências, com os envolvidos nos processos educacionais, assim como adoção de variados recursos digitais, oportunizando aulas diferenciadas aos alunos. Por fim, alguns professores indicaram que o uso de TD no ensino não irá substituir o papel do professor em aulas presenciais, sobretudo na Educação Básica, mas a adoção do ensino remoto, no período de pandemia, impactará diretamente as práticas pedagógicas no retorno das atividades presenciais.
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