Letramentos e Afastamento Social no Contexto da Pandemia
O que Pensam os Discentes do Ensino Médio de Escolas Públicas de Belém-Pa?
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.20718Resumo
Este artigo aborda processos de letramentos de discentes de escolas de Ensino Médio da Rede pública de Belém do Pará-Brasil, frente à situação de afastamento social provocado pela pandemia do COVID-19, o Coronavírus. A pesquisa tem como objetivo verificar os posicionamentos de 52 discentes sobre o afastamento social e catalogar tipos de livros e de audiovisuais que os mesmos tiveram acesso nesse período de pandemia. As perguntas principais são: qual é a real situação dos discentes em relação à internet e ao uso da tecnologia? Os discentes estão lendo algum livro? Estão assistindo a vídeos? Trata-se de um levantamento de informações por meio de formulário eletrônico no aplicativo googledocs, realizado nos meses de março e abril de 2020, em que ocorria um acelerado número de mortes em Belém-PA. Os resultados indicam que os discentes aceitaram a nova situação de afastamento, embora tenha a ocorrência de tédio, de não aceitação e de brigas familiares. Mais da metade dos discentes leu algum livro e assistiu a vídeos, particularmente, livros e filmes de ficção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.