Letramentos e Afastamento Social no Contexto da Pandemia

O que Pensam os Discentes do Ensino Médio de Escolas Públicas de Belém-Pa?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.20718

Resumo

Este artigo aborda processos de letramentos de discentes de escolas de Ensino Médio da Rede pública de Belém do Pará-Brasil, frente à situação de afastamento social provocado pela pandemia do COVID-19, o Coronavírus. A pesquisa tem como objetivo verificar os posicionamentos de 52 discentes sobre o afastamento social e catalogar tipos de livros e de audiovisuais que os mesmos tiveram acesso nesse período de pandemia. As perguntas principais são: qual é a real situação dos discentes em relação à internet e ao uso da tecnologia? Os discentes estão lendo algum livro? Estão assistindo a vídeos? Trata-se de um levantamento de informações por meio de formulário eletrônico no aplicativo googledocs, realizado nos meses de março e abril de 2020, em que ocorria um acelerado número de mortes em Belém-PA. Os resultados indicam que os discentes aceitaram a nova situação de afastamento, embora tenha a ocorrência de tédio, de não aceitação e de brigas familiares. Mais da metade dos discentes leu algum livro e assistiu a vídeos, particularmente, livros e filmes de ficção.

Biografias Autor

Débora Ferreira, Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA)

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-2019), mestre em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA-2008), área de concentração em Linguística, graduada em Letras pela mesma instituição (UFPA-2005), habilitação em Língua Portuguesa. É professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação efetiva da Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA). tendo experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Letramento, Ensino -aprendizagem de Língua Portuguesa e Formação de professor.

Miguel Silva, uepa

Graduação em HISTORIA pela Universidade Federal do Pará (2002). Técnico administrativo da Universidade do Estado do Pará e Coordenador de Acesso e Concursos da Universidade do Estado do Pará. Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Administrativa da Educação (2015) Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino da História (2018) Mestrando em Educação - Universidade do Estado do Pará/UEPA 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Bentes, J. A. de O., Ferreira, D. C. do N., & Silva, M. C. (2020). Letramentos e Afastamento Social no Contexto da Pandemia: O que Pensam os Discentes do Ensino Médio de Escolas Públicas de Belém-Pa?. Interacções, 16(55), 227–248. https://doi.org/10.25755/int.20718