Kahoot! Em Ensino à Distância
Uma Experiência em Tempos de Pandemia por CoViD-19
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.20990Resumo
Ao repensarmos as estratégias de ensino para adequação à modalidade de ensino à distância, implementada após o encerramento dos estabelecimentos de ensino, devido à pandemia por COVID-19, considerámos essencial desenvolver atividades que contribuíssem para uma aprendizagem significativa e que, ao mesmo tempo, proporcionassem momentos prazerosos. Crentes nos benefícios da gamificação, desenvolvemos uma atividade de avaliação formativa, com recurso ao Kahoot!, visando o estudo dos números racionais, no âmbito de uma unidade curricular na área dos Fundamentos da Matemática, de uma licenciatura na área da formação de professores. Os resultados obtidos, através das respostas dos alunos às questões do quiz, revelam que os alunos possuem dificuldades em vários domínios envolvendo frações. Quanto às reações dos alunos à atividade, estes manifestaram grande motivação e empenho. Detetámos, no entanto, um nível inferior de competitividade, quando comparado com o que testemunhámos noutras ocasiões, em que a atividade é realizada presencialmente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.