As Tecnologias na Educação em Tempos de Pandemia
Uma Discussão (Im)pertinente
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.21019Resumo
Em 2020 o mundo foi assolado pela pandemia da COVID-19, diante dessa circunstância, novas formas de agir foram implementadas para frear a transmissão do vírus. Serviços não emergênciais foram transferidos para home office e a escola, com toda sua estrutura humana, precisou funcionar de maneira emergencial e remotamente. Discussões acerca do uso das tecnologias digitais no processo de ensino há muito são realizadas, com isso, alguns avanços e melhorias foram incorporadas, mas estudiosos, ainda, apontavam falhas no aprender e ensinar com o uso das tecnologias digitais. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi conhecer a conceituação utilizada por uma amostra de professores brasileiros e portugueses, para tecnologia, além saber como a utilizaram nesse momento de pandemia. Para tanto, foram enviados formulários para uma amostra intencional de 10 professores portugueses e 31 brasileiros pelo google forms. Após, organizou-se os dados coletados em planilhas e realizou-se análise qualitativa dos dados com técnicas de análise de conteúdo e para a descrição da amostra, análises estatísticas pelo excel. Os resultados apontam que mais de 60% dos professores portugueses nunca estudaram disciplinas ligadas às tecnologias e em torno de 50% dos professores brasileiros também não; utilizam tecnologias físicas no dia a dia de trabalho. Concluí-se, assim, que as dificuldades vivenciadas indicam a necessidade de transição do modelo de ensino remoto, largamente utilizado nesse momento, para uma verdadeira educação on-line. Para tanto, deverá ser ofertado aos professores um espaço de discussão para que compreendam a cultura digital que estão inseridos e nela interajam, transformando suas realidades.
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