As Tecnologias na Educação em Tempos de Pandemia

Uma Discussão (Im)pertinente

Autores

  • Sandra Cristina Batista Martins Universidade Federal do Paraná
  • Geiza Santos
  • João Antonio Rufato
  • Glaucia Silva Brito

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.21019

Resumo

Em 2020 o mundo foi assolado pela pandemia da COVID-19, diante dessa circunstância, novas formas de agir foram implementadas para frear a transmissão do vírus. Serviços não emergênciais foram transferidos para home office e a escola, com toda sua estrutura humana, precisou funcionar de maneira emergencial e remotamente. Discussões acerca do uso das tecnologias digitais no processo de ensino há muito são realizadas, com isso, alguns avanços e melhorias foram incorporadas, mas estudiosos,  ainda, apontavam falhas no aprender e ensinar com o uso das tecnologias digitais. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi conhecer a conceituação utilizada por uma amostra de professores brasileiros e portugueses, para tecnologia, além saber como a utilizaram nesse momento de pandemia. Para tanto, foram enviados formulários para uma amostra intencional de 10 professores portugueses e 31 brasileiros pelo google forms. Após, organizou-se os dados coletados em planilhas e realizou-se análise qualitativa dos dados com técnicas de análise de conteúdo e para a descrição da amostra, análises estatísticas pelo excel.  Os resultados apontam que mais de 60% dos professores portugueses nunca estudaram disciplinas ligadas às tecnologias e em torno de 50% dos professores brasileiros também não; utilizam tecnologias físicas no dia a dia de trabalho. Concluí-se, assim, que as dificuldades vivenciadas indicam a necessidade de transição do modelo de ensino remoto, largamente utilizado nesse momento, para uma verdadeira educação on-line. Para tanto, deverá ser ofertado aos professores um espaço de discussão para que compreendam a cultura digital que estão inseridos e nela interajam, transformando suas realidades.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Batista Martins, S. C., Santos, G. ., Rufato, J. A. ., & Brito , G. S. . (2020). As Tecnologias na Educação em Tempos de Pandemia : Uma Discussão (Im)pertinente. Revista Interacções, 16(55), 6–27. https://doi.org/10.25755/int.21019