Educação não Presencial na EJA do Paraná em Tempos de Pandemia

Uma Proposta Possível?

Autores

  • Francisca Vieira Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ https://orcid.org/0000-0002-1426-407X
  • Aldemar Balbino da Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Cléber Lopes UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Sonia Maria Chaves Haracemiv UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.21022

Resumo

O presente trabalho versa sobre a educação não presencial no estado do Paraná/BR no contexto da pandemia da Covid-19, considerando seus desdobramentos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, buscou-se refletir sobre os documentos que regem a educação não presencial no estado do Paraná e sobre as contradições de sua efetivação na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, considerando a urgência de colocar em pauta a importância da EJA frente ao cenário atual. Esta pesquisa, com abordagem qualitativa e natureza documental e bibliográfica, contou com a análise crítica das Resoluções 1.016/2020 – GS/SEED, 1.522/2020 – GS/SEED e 3.817/2020 – GS/SEED que tratam de atividades escolares na forma de aulas não presenciais em decorrência da pandemia causada pela Covid-19, utilizando-se, como técnica, a análise de conteúdo de Bardin (2016). Identificaram-se fragilidades no que se refere à formação dos sujeitos envolvidos, bem como às metodologias de acesso ao ensino-aprendizagem. Depreende-se que, ao pensar na possibilidade de ensino não presencial em tempos de pandemia na EJA, é necessário avaliar de que forma ela seria desenvolvida, o que demandaria uma construção coletiva envolvendo as comunidades escolares. Além disso, a forma como foi “prescrita” a educação não presencial no Paraná deixou lacunas em relação às condições socioeconômicas, habilidades técnicas e formação tecnológica dos principais atores desse processo: educandos/as e professores/as.

Biografia Autor

Francisca Vieira Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Doutoranda em Educação - UFPR - Linha Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Mestra em Educação - UFPR. Graduação em Pedagogia e Educação Física. Bacharelado em Ciências Contábeis pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí/UNESPAR com Habilitação em Matemática (Licenciatura Plena). Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Educação Matemática. Associada a ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.Integrante do Grupo de Pesquisa EPEJA - Pesquisa Interinstitucional CNPQ Fundamentos e Autores Recorrentes do Campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: a construção de um glossário eletrônico. Atualmente é coordenadora pedagógica e compõe o quadro de gestoras do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos de São José dos Pinhais/SEED/PR.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Lima, F. V., Aldemar Balbino da Costa, Cléber Lopes, & Sonia Maria Chaves Haracemiv. (2020). Educação não Presencial na EJA do Paraná em Tempos de Pandemia: Uma Proposta Possível?. Revista Interacções, 16(54), 106–125. https://doi.org/10.25755/int.21022