Projetos Criativos Ecoformadores
Relações entre Tecnologia e Educação Ambiental no Ensino
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.23701Resumo
Este texto parte da seguinte indagação: Como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem auxiliar no desenvolvimento de uma Educação Ambiental Crítica (EAC)? Assim, possui o objetivo de realizar uma reflexão sobre o modo como EAC e TIC se interligam diante dos novos desafios que se apresentam à educação, a partir da perspectiva trazida pelos projetos criativos ecoformadores (PCE). Para isso, optou-se por uma metodologia de abordagem qualitativa desenvolvida em uma uma pesquisa bibliográfica. Alguns dos autores que basearam a discussão são Freire (1984; 1989; 1996), Morin (2000), Layrargues (2020), Torre (2013), Torre & Zwierewicz (2009) e Moraes (1996, 2004, 2019). No decorrer do estudo, observou-se que as TIC, ao mesmo tempo em que são tradicionalmente utilizadas para aprofundar
desigualdades e manter os interesses capitalistas, têm potencial para gerar uma reflexão contínua, individual e coletiva em direção à tomada de posicionamento crítico frente à presença e à atuação do ser humano no planeta, possibilitando que o ser humano conecte-se com o ser e estar no mundo e favorecendo o desenvolvimento da EAC. A metodologia dos PCE possui grande potencial para isso, pois viabiliza um ensino que aproxima o individual e o coletivo, possibilitando ao aluno encontrar-se em meio à complexidade do mundo e atuar sobre ela movido por uma consciência planetária. Assim, favorece um uso educacional das tecnologias aliado ao autoconhecimento e às vivências dos sujeitos. Para isso, é necessária uma profunda mudança de paradigmas em toda a sociedade e na educação, superando-se o uso excessivamente tecnicista das TIC.
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