Letramento Digital no Contexto de Vulnerabilidade Social dos Trabalhadores da Reciclagem em Campo Grande – MS/Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.23998

Resumo

Este texto apresenta resultados da pesquisa intitulada: Letramento digital de trabalhadores da coleta de resíduos de Campo Grande/MS - Brasil: inclusão tecnológica e social. O enfoque é o letramento digital na inclusão de pessoas vulneráveis a partir da utilização de tecnologias digitais, no contexto da coleta de resíduos de duas instituições – Coopernova: sólidos em geral, e Recic.LE: sólidos e eletroeletrônicos –, da cidade de Campo Grande. O objetivo é analisar tal inclusão social no sentido do letramento digital, num paradigma crítico, e pela natureza da pesquisa de cunho histórico-social produzir mudanças no meio em questão, reduzindo as dificuldades dessas pessoas no contexto de suas atividades laborais. Os procedimentos de pesquisa abrangeram aplicação de questionário sob assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, e levantamento bibliográfico em bases de dados como Scielo e Google Acadêmico. As análises dos resultados mostraram que trabalhadoras da coleta de resíduos e da reciclagem carecem de formação em serviço e letramento digital, para que possam atuar com salubridade e ter seus direitos humanos e de cidadania garantidos em suas atividades laborais.

Biografia Autor

Luiz Antonio Gomes Senna, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Professor titular da área de estudos da linguagem na educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com ênfase nos processos de letramento, alfabetização e educação de surdos. Líder do grupo de pesquisa Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais (grPesq/CNPq). Pesquisador bolsista da Fundação FAPERJ, do programa PROCIENCIA/UERJ e da Fundação Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ/CEDERJ).

 

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Martins Batista, E., & Gomes Senna, L. A. (2021). Letramento Digital no Contexto de Vulnerabilidade Social dos Trabalhadores da Reciclagem em Campo Grande – MS/Brasil. Revista Interacções, 17(60), 144–169. https://doi.org/10.25755/int.23998