Letramento Digital no Contexto de Vulnerabilidade Social dos Trabalhadores da Reciclagem em Campo Grande – MS/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.23998Resumo
Este texto apresenta resultados da pesquisa intitulada: Letramento digital de trabalhadores da coleta de resíduos de Campo Grande/MS - Brasil: inclusão tecnológica e social. O enfoque é o letramento digital na inclusão de pessoas vulneráveis a partir da utilização de tecnologias digitais, no contexto da coleta de resíduos de duas instituições – Coopernova: sólidos em geral, e Recic.LE: sólidos e eletroeletrônicos –, da cidade de Campo Grande. O objetivo é analisar tal inclusão social no sentido do letramento digital, num paradigma crítico, e pela natureza da pesquisa de cunho histórico-social produzir mudanças no meio em questão, reduzindo as dificuldades dessas pessoas no contexto de suas atividades laborais. Os procedimentos de pesquisa abrangeram aplicação de questionário sob assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, e levantamento bibliográfico em bases de dados como Scielo e Google Acadêmico. As análises dos resultados mostraram que trabalhadoras da coleta de resíduos e da reciclagem carecem de formação em serviço e letramento digital, para que possam atuar com salubridade e ter seus direitos humanos e de cidadania garantidos em suas atividades laborais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Interacções
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.