Conceitos Matemáticos e Práticas Teatrais em Educação Social

Autores

  • Ana Baião Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve
  • António Guerreiro Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.24082

Resumo

Neste artigo, pretendemos apresentar um conjunto de ideias resultantes de várias ligações que se podem estabelecer entre conceitos matemáticos e práticas teatrais, como uma metodologia de intervenção em educação social, a partir do trabalho desenvolvido por alunos da licenciatura em Educação Social da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, no âmbito da unidade curricular optativa Oficina de Teatro na Alfabetização Matemática, integrando exemplos que conjugam conceitos matemáticos com práticas teatrais. A metodologia utilizada na recolha e análise dos dados assume uma natureza interpretativa, com recurso às produções dos alunos, individualmente e em grupo, no contexto das aulas e dos trabalhos realizados com vista à sua avaliação. Os dados apontam para uma redescoberta, por parte dos futuros educadores sociais, sempre numa perspetiva de intervenção social, de como abordar conceitos matemáticos através de práticas teatrais junto de um determinado segmento populacional. O reforço do conhecimento matemático e da transformação do mesmo através da prática teatral resultou em momentos de reflexão e partilha enriquecedora sobre de que forma a abordagem a conceitos matemáticos explorados através de práticas teatrais pode servir como metodologia de intervenção em contextos comunitários.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

Baião, A., & Guerreiro, A. (2021). Conceitos Matemáticos e Práticas Teatrais em Educação Social. Revista Interacções, 17(60), 73–91. https://doi.org/10.25755/int.24082