Biodiversidade e Cultura
O que Pensam os Futuros Professores de Ciências e Biologia
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.24105Resumo
A Biodiversidade e Cultura estão presentes em nosso cotidiano, contribuindo para o ensino e aprendizagem nos vários níveis educacionais, possibilitando contextualizar os conteúdos de ensino que fazem parte dos currículos nacionais e permitindo uma maior reflexão aos estudantes numa visão ampla em relação aos aspectos para a sua formação cidadã. Considerando que a escola deve proporcionar a mediação dos conhecimentos adquiridos para serem contextualizados pelos estudantes, é adequado que o professor tenha uma excelência em sua formação profissional, tanto no ensino superior quanto na formação continuada para contribuir com essa formação. Formar professores habilitados e engajados nas discussões sobre a Biodiversidade e Cultura, vem a ser uma das bases para a ampliação desta formação. Com essa visão, o objetivo deste trabalho é apresentar as concepções dos(as) discentes de um curso de formação de professores em Ciências Biológicas de uma universidade pública federal sobre seu modelo atual sobre a Biodiversidade e Cultura. Participaram da pesquisa 20 graduandos do Curso em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado). Esse trabalho foi desenvolvido durante a disciplina Biodiversidade e Cultura (36h/aula). Como procedimento metodológico utilizamos a ação-intervenção pedagógica cujo objetivo foi verificar como os (as) discentes veem o modelo atual de Biodiversidade e Cultura. Para análise dos resultados, recorremos ao método de análise de conteúdo. Os resultados apontam diferentes modelos da Biodiversidade e Cultura antes da intervenção pedagógica e dois modelos depois desta intervenção demonstrada pelos estudantes, o que nos permite dizer que os sujeitos compreenderam a importância para uma visão mais ampla em relação a sua participação cidadã na sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Interacções
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.