Biodiversidade e Cultura

O que Pensam os Futuros Professores de Ciências e Biologia

Autores

  • Ricardo Pereira Sepini Universidade Federal de São João de-Rei - UFSJ
  • Sonia Aparecida Cabral Secretária de Educação do Estado de São Paulo – São Paulo (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.24105

Resumo

A Biodiversidade e Cultura estão presentes em nosso cotidiano, contribuindo para o ensino e aprendizagem nos vários níveis educacionais, possibilitando contextualizar os conteúdos de ensino que fazem parte dos currículos nacionais e permitindo uma maior reflexão aos estudantes numa visão ampla em relação aos aspectos para a sua formação cidadã. Considerando que a escola deve proporcionar a mediação dos conhecimentos adquiridos para serem contextualizados pelos estudantes, é adequado que o professor tenha uma excelência em sua formação profissional, tanto no ensino superior quanto na formação continuada para contribuir com essa formação. Formar professores habilitados e engajados nas discussões sobre a Biodiversidade e Cultura, vem a ser uma das bases para a ampliação desta formação. Com essa visão, o objetivo deste trabalho é apresentar as concepções dos(as) discentes de um curso de formação de professores em Ciências Biológicas de uma universidade pública federal sobre seu modelo atual sobre a Biodiversidade e Cultura. Participaram da pesquisa 20 graduandos do Curso em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado). Esse trabalho foi desenvolvido durante a disciplina Biodiversidade e Cultura (36h/aula). Como procedimento metodológico utilizamos a ação-intervenção pedagógica cujo objetivo foi verificar como os (as) discentes veem o modelo atual de Biodiversidade e Cultura. Para análise dos resultados, recorremos ao método de análise de conteúdo. Os resultados apontam diferentes modelos da Biodiversidade e Cultura antes da intervenção pedagógica e dois modelos depois desta intervenção demonstrada pelos estudantes, o que nos permite dizer que os sujeitos compreenderam a importância para uma visão mais ampla em relação a sua participação cidadã na sociedade.  

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Sepini, R. P., & Aparecida Cabral, S. (2021). Biodiversidade e Cultura : O que Pensam os Futuros Professores de Ciências e Biologia. Revista Interacções, 17(60), 10–26. https://doi.org/10.25755/int.24105