Biodiversidade e Cultura
O que Pensam os Futuros Professores de Ciências e Biologia
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.24105Abstract
A Biodiversidade e Cultura estão presentes em nosso cotidiano, contribuindo para o ensino e aprendizagem nos vários níveis educacionais, possibilitando contextualizar os conteúdos de ensino que fazem parte dos currículos nacionais e permitindo uma maior reflexão aos estudantes numa visão ampla em relação aos aspectos para a sua formação cidadã. Considerando que a escola deve proporcionar a mediação dos conhecimentos adquiridos para serem contextualizados pelos estudantes, é adequado que o professor tenha uma excelência em sua formação profissional, tanto no ensino superior quanto na formação continuada para contribuir com essa formação. Formar professores habilitados e engajados nas discussões sobre a Biodiversidade e Cultura, vem a ser uma das bases para a ampliação desta formação. Com essa visão, o objetivo deste trabalho é apresentar as concepções dos(as) discentes de um curso de formação de professores em Ciências Biológicas de uma universidade pública federal sobre seu modelo atual sobre a Biodiversidade e Cultura. Participaram da pesquisa 20 graduandos do Curso em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado). Esse trabalho foi desenvolvido durante a disciplina Biodiversidade e Cultura (36h/aula). Como procedimento metodológico utilizamos a ação-intervenção pedagógica cujo objetivo foi verificar como os (as) discentes veem o modelo atual de Biodiversidade e Cultura. Para análise dos resultados, recorremos ao método de análise de conteúdo. Os resultados apontam diferentes modelos da Biodiversidade e Cultura antes da intervenção pedagógica e dois modelos depois desta intervenção demonstrada pelos estudantes, o que nos permite dizer que os sujeitos compreenderam a importância para uma visão mais ampla em relação a sua participação cidadã na sociedade.
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