El Encuentro Cultural entre Medicina y Arte en la Anatomía:
Una Propuesta Educativa Integradora
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.24350Resumo
Este estudo elabora um referencial teórico sobre as interações e influências mútuas entre cultura (arte) e ciência (medicina), para desenvolver uma proposta educacional com integração interdisciplinar entre arte e medicina por meio de materiais e conteúdos concretos da história da ciência e da história da arte, que enfatizam a dimensão cultural da ciência como elemento de motivação e atração dos estudantes. O referencial teórico parte do giro naturalístico na caracterização da ciência e dos estudos sobre a natureza da ciência, que preconizam a dimensão social da ciência, justificam a elaboração das relações entre ciência e sociedade e propõem os aspetos cultural, social e histórico da ciência para a educação científica. Além disso, as tendências atuais para a integração do conteúdo científico e humanístico no ensino de ciências são tomadas em consideração, especialmente em relação à arte e à medicina. Como material didático de ensino, o estudo oferece um conjunto de obras artísticas e diversos conteúdos da história da ciência e da arte, com foco na anatomia humana. Elabora-se uma proposta de ensino científico de integração interdisciplinar entre arte e anatomia, por meio da seleção e infusão de materiais para o ensino adaptados aos estudantes. As realizações potenciais da proposta são discutidas para contribuir para a alfabetização científica para todos e para o desenvolvimento inovador da dimensão cultural da ciência, a partir da cultura artística e da história da ciência.
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