Fotofabulografando o Confinamento
Ciência e Arte na Formação de Professores de Biologia
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.24540Resumo
O presente trabalho percorre as vias fronteiriças do ensino de ciências, da arte e da formação de professores da área de biologia. O manuscrito analisa as contribuições de uma atividade pedagógica na interface ciência-arte desenvolvida em uma disciplina de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas no Brasil. O método usado na pesquisa é de base qualitativa, com uso de narrativas planejadas para pesquisa, sendo analisadas através de uma hermenêutica objetiva. A proposta pedagógica, denominada de fotofabulografia, envolve expressões diversas, como, por exemplo, fotografia, texto literário, socialização e produção de narrativas. Através de um exame de materiais produzidos e das narrativas de um grupo de doze estudantes, os resultados indicam que o grupo percebeu que a atividade pode ser aplicada também nas escolas de educação básica, que agregou uma conotação sensível ao ensino de biologia e deixou contribuições para a edificação da identidade docente dos integrantes do grupo.
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