A Avaliação de Competências em Ciências da Natureza Desenvolvidas através de Projetos no Ensino Médio
Contribuições das Rubricas do Currículo IB/MYP de Escolas Internacionais
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.25019Resumo
Este estudo visa correlacionar o currículo brasileiro e o currículo IB/MYP, buscando as possibilidades de utilização de rubricas como recursos para a avaliação de competências em Ciências da Natureza no Ensino Médio. Decorrente de uma pesquisa de doutorado em Educação, em andamento, o presente artigo se propõe a verificar as possibilidades de aproximação entre as competências na área das Ciências da Natureza previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os conceitos-chave do currículo internacional para as ciências da natureza. Este estudo é de natureza qualitativa, do tipo análise documental. O corpus de análise é composto por duas rubricas utilizadas como ferramenta avaliativa no High School do MYP e pelo projeto “Energia nossa de cada dia”, desenvolvido em uma escola brasileira. Os resultados do presente artigo demonstram que a utilização dos modelos de rubricas do currículo MYP pode potencializar e aprimorar as avaliações do currículo brasileiro, oportunizando testagens direcionadas das competências e estreitando a colaboração professor-aluno na aprendizagem conceitual, procedimental e atitudinal, o que denota que há possibilidade de aproximação entre os currículos mencionados.
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