Ecoliteracia

Um Caso de Estudo no Ensino de Design de Comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.25145

Resumo

Este artigo refere-se a um trabalho de investigação realizado em contexto académico, com estudantes do 3º ano da licenciatura em Design de Comunicação do Politécnico de Portalegre, que tem por objectivo chegar à definição de um instrumento de auxílio à implementação de critérios de sustentabilidade no desenvolvimento de projetos de design de embalagens e rótulos e que, em simultâneo, constitua um contributo eficaz na educação para a ecoliteracia. Com base em exemplos encontrados na revisão da literatura recente, começou-se pela elaboração de uma ”Lista de Verificação de Ecodesign de Embalagens e Rótulos”, que foi posteriormente aplicada no desenvolvimento de um projeto académico. Após concluído o projeto, os estudantes foram inquiridos sobre a experiência de utilização da lista no decorrer do mesmo. Realizaram-se grupos de foco e questionários online; tanto as respostas e observações recolhidas, como a avaliação dos resultados finais dos projetos, confirmaram a utilidade da lista de verificação criada e o seu contributo para o aumento da ecoliteracia dos estudantes e da sua capacidade de criar soluções mais sustentáveis na definição de embalagens e rótulos.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Correia, V., Pedro, J. ., & Matos, P. (2021). Ecoliteracia: Um Caso de Estudo no Ensino de Design de Comunicação. Revista Interacções, 17(58), 104–116. https://doi.org/10.25755/int.25145