Ecoliteracia
Um Caso de Estudo no Ensino de Design de Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.25145Resumo
Este artigo refere-se a um trabalho de investigação realizado em contexto académico, com estudantes do 3º ano da licenciatura em Design de Comunicação do Politécnico de Portalegre, que tem por objectivo chegar à definição de um instrumento de auxílio à implementação de critérios de sustentabilidade no desenvolvimento de projetos de design de embalagens e rótulos e que, em simultâneo, constitua um contributo eficaz na educação para a ecoliteracia. Com base em exemplos encontrados na revisão da literatura recente, começou-se pela elaboração de uma ”Lista de Verificação de Ecodesign de Embalagens e Rótulos”, que foi posteriormente aplicada no desenvolvimento de um projeto académico. Após concluído o projeto, os estudantes foram inquiridos sobre a experiência de utilização da lista no decorrer do mesmo. Realizaram-se grupos de foco e questionários online; tanto as respostas e observações recolhidas, como a avaliação dos resultados finais dos projetos, confirmaram a utilidade da lista de verificação criada e o seu contributo para o aumento da ecoliteracia dos estudantes e da sua capacidade de criar soluções mais sustentáveis na definição de embalagens e rótulos.
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