Pesquisa e Inovação Responsáveis na Educação Básica
Uma Abordagem Transversal por Meio da Aprendizagem Baseada em Projetos no Contexto da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.25183Resumo
O presente artigo trata sobre a importância do desenvolvimento e adaptação de atividades na Educação Básica que visem à formação crítico-cidadã do estudante-sujeito. Por meio deste relato de experiência descritivo com abordagem qualitativa, objetiva-se analisar de que maneira a Aprendizagem Baseada em Projetos e a Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI) contibuem para um ensino mais crítico e reflexivo para com as questões científicas e sociais. Para tanto, foi necessário elaborar e aplicar uma sequência didática em duas turmas de 8º anos do ensino fundamental de um colégio da rede privada de ensino, localizado no Paraná. Tal atividade foi desenvolvida com classes em formato híbrido, durante a pandemia de Covid-19. Como aporte teórico, apresentam-se algumas contribuições de estudiosos da ára de RRI, tais como Okada (2016), Okada e Rodrigues (2018), Santos, Torres e Chery (2020); e da Aprendizagem Baseada em Projetos, entre eles, Behrens (2008), Torres (2004) e Moran (2015). Os resultados obtidos por meio da observação participante reforçam a necessidade de se repensar a práxis pedagógica, em especial o papel da pesquisa, para que ela não seja um fim em si mesma, mas sim uma ponte para um conhecimento crítico e bem estruturado. As conclusões sugerem que a incorporação de práticas que objetivem a colaboração, engajamento, participação, flexibilização e pesquisa podem ser um dos caminhos para se conseguir uma educação mais emancipatória e social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Interacções
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.