Mashup de Tecnologias sob a Égide da Teoria do Design Instrucional
Um Curso Online de Inglês para Leitura Académica
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.25189Resumo
Este estudo quase-experimental examina a implementação e a receptividade de um curso online incorporando atividades gamificadas e interativas para a leitura de textos académicos em inglês, bem como a avaliação de seus efeitos no desenvolvimento da proficiência leitora nesse idioma de 26 estudantes da área de Educação (graduação e pós-graduação) da Universidade Federal do Pará-Brasil. A elaboração do curso seguiu as diretrizes fornecidas pela Teoria do Design Instrucional e baseou-se em pesquisas sobre a integração das atividades gamificadas e interativas na educação. As atividades de aprendizagem foram disponibilizadas no Moodle e em apps gratuitos. Os dados foram coletados antes (pré-teste) e ao final do curso (pós-teste e Questionário de Avaliação do Curso). As análises comparativas de médias revelaram
resultados favoráveis sobre os efeitos das tecnologias utilizadas. De igual modo, o questionário final de avaliação do curso evidenciou a aceitação dos estudantes ao design instrucional proposto. No geral, o estudo foi bem-sucedido nas hipóteses testadas e na sinalização de rumos para investigações futuras.
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