Gestos de Presença e Envolvimento
Metodologia de Estudo, Diálogo e Reflexão na Formação de Professores(as)
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.25192Resumo
Neste relato de experiência, explicitamos as fundamentações teóricas e apresentamos a prática, o contexto e as repercussões da metodologia de estudo, diálogo e reflexão do Grupo de Estudos Transdisciplinares institucionalizado na Universidade Estadual do Ceará. Na fundamentação teórica, explicitamos sua vinculação: com a perspectiva de ser humano e de realidade da Complexidade e da Transdisciplinaridade; com a presença e a escuta da meditação e da Comunicação Não Violenta; com a reflexão ampliada e o diálogo amoroso do método integrativo biocêntrico e da educação dialógica; com o processo de formação do ser e de transformação de si e do mundo; com a integração da inteligência com afetividade e da razão com emoção. A proposta metodológica se constitui de meditação inicial, de leitura em voz alta e lenta, com o desfrute do prazer de estarmos juntos(as), do diálogo, das reflexões, das partilhas de experiências, da associação livre de ideias de todos(as) presentes. Como repercussões em duas estudantes assíduas, percebemos a fluência na leitura, a estruturação de suas argumentações e exposição de seus pensamentos e reflexões, diminuição da timidez com mais confiança em sua própria fala e ampliação da compreensão dos textos lidos. Em nossa prática docente, percebemos a ampliação dos movimentos de escuta e de diálogo com os(as) estudantes nos ambientes de ensino e de aprendizagem, abertura ao paradigma da aprendizagem, a realização de tutorias e projetos de aprendizagem, o cuidado com a acolhida aos(às) que chegam e ao cuidado connosco mesmas.
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