“Um Modo de Assembléia”:
Três Alunos e suas Escolas na Busca pela Superação do Ensino Instrucionista
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.25199Resumo
Este trabalho apresenta parte da Tese de Doutorado finalizada em 2018, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais/ Brasil, financiada pela CAPES, inclusive com a realização do Doutorado Sanduíche no Exterior[1]. Por meio da pesquisa narrativa e de processos de imersão em três escolas (uma no Brasil e duas em Portugal), investigou-se movimentos de superação do ensino instrucionista e como alguns de seus alunos/as ressignificam tal proposta nas maneiras como decidem, opinam e participam dos processos de aprendizagens. São discutidos esquemas de comunicação, formas de relações sociais particulares e ações colaborativas de aprendizagem por meio dos sentidos construídos pelos participantes da pesquisa. Os dados sinalizam que atos de currículo alicerçados na constituição de ambiências formativas que fomentem a autonomia de estudantes, assumindo-se como parceiros, colaboradores dos processos de aprendizagem, podem ser fortes aliados para transformação da escola e, portanto, na emergência do construcionismo.
[1] Processo número 88881.132898/2016-01.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Interacções
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.