“Um Modo de Assembléia”:

Três Alunos e suas Escolas na Busca pela Superação do Ensino Instrucionista

Autores

  • Ana Lucia Veiga Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Adriana Rocha Bruno Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.25199

Resumo

Este trabalho apresenta parte da Tese de Doutorado finalizada em 2018, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais/ Brasil, financiada pela CAPES, inclusive com a realização do Doutorado Sanduíche no Exterior[1]. Por meio da pesquisa narrativa e de processos de imersão em três escolas (uma no Brasil e duas em Portugal), investigou-se movimentos de superação do ensino instrucionista e como alguns de seus alunos/as ressignificam tal proposta nas maneiras como decidem, opinam e participam dos processos de aprendizagens. São discutidos esquemas de comunicação, formas de relações sociais particulares e ações colaborativas de aprendizagem por meio dos sentidos construídos pelos participantes da pesquisa.  Os dados sinalizam que atos de currículo alicerçados na constituição de ambiências formativas que fomentem a autonomia de estudantes, assumindo-se como parceiros, colaboradores dos processos de aprendizagem, podem ser fortes aliados para transformação da escola e, portanto, na emergência do construcionismo.

 

[1] Processo número 88881.132898/2016-01.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

Veiga, A. L., & Rocha Bruno, A. . (2021). “Um Modo de Assembléia”: : Três Alunos e suas Escolas na Busca pela Superação do Ensino Instrucionista. Revista Interacções, 17(57), 330–354. https://doi.org/10.25755/int.25199