Experiências Educativas em Tempos de Pandemia

As Demandas Comunitárias e as Respostas Institucionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.25200

Resumo

Este artigo apresenta as experiências educativas advindas da interface entre as Políticas de Assistência Social e Educação, com objetivo de mitigar os impactos da pandemia de COVID-19 na educação de crianças e adolescentes das camadas populares. Teve como questão problematizadora as desigualdades no acesso as aulas remotas. O texto está organizado em três seções. A primeira que discute os principais entraves do ensino remoto na vida de crianças e adolescentes em situação de pobreza. A segunda aponta dados quantitativos que comprovam as desigualdades educacionais, e experiências empíricas que dão vida aos números. Por fim, a terceira apresenta as estratégias utilizadas para garantir o acesso à educação àqueles estudantes que não dispõem de acesso à internet, equipamentos adequados, ou suporte para a realização das tarefas escolares. Como percurso metodológico utilizamos as orientações de Holliday (2006, 2018) sobre sistematização de experiências. As conclusões apontam para ineficiência das políticas públicas brasileiras no que se refere à proteção e garantia dos direitos a educação. O detalhamento da experiência destacou a potência do trabalho interstorial, que somente foi possível pela mobilização das famílias e estudantes na luta por seus direitos.

Biografias Autor

Dinora Tereza Zuchetti, Universidade Feevale

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). É professora titular da Universidade Feevale no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. É bolsista Produtividade em Pesquisa (CNPq) e pesquisadora convidada do Instituto Politécnico de Leiria ? Portugal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Educação no Campo Social e Educação e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação não escolar, educação em tempo integral e formação de educadores. Possui publicações nas Revistas: Ensaio Educação em Revista, Revista Brasileira de Educação, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Cadernos de Pesquisa, entre outras. Integrante da Red Relepe - Red de Estudios Teoricos y Epistemológicos en Política Educativa e da Red Estrado - Red Latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Estudos, Pesquisas e Praticas em Educação Não Escolar. Conselheira do Conselho Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS. Membro do Fórum Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS. Orcid https://orcid.org/0000-0002-7122-1025

Pâmela Marconatto Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Minorias Sociais: estigmatização, discriminação, desigualdade e resistência. Pós-Doutora (PPDJ-CNPQ) no mesmo programa, com pesquisa de campo junto às Nações Unidas, em Genebra. Integra, entre outros, os GTs Pensamiento crítico caribeo sobre raza y racismo, coordenado por Félix Valdes (Instituto de Filosofia de Havana/Cuba) e Autonomias, Territorios y Memorias: geopolíticas en disputa, coordenado por Pilar Lizarraga (Comunidad de Estudios Jaina-Jaina, Bolívia) e Gabriel Quintero (Facultad de Estudios Ambientales y Rurales, Colombia); o Laboratório Urgente de Teorias Armadas (LUTA - NEAB/UFRGS), coordenado por José Carlos Gomes dos Anjos. Coordena a Oficina de leitura e produção de textualidades não-canônicas de autoria feminina (SUPORTE/UFRGS). Foi assessora de coordenação e pesquisadora no Projeto Brasil-Haiti, resultado da parceria entre o International Development Research Centre e a Faculdade de Direito de Santa Maria, desenvolvendo uma série de atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre a temática e realizando trabalho de campo no Haiti, no ano de 2008. Foi professora vinculada ao Departamento de Direito Internacional da Faculdade de Direito de Santa Maria, onde também atuou como coordenadora de Pesquisa e Monografia e em diversas atividades de extensão. Desde 2012 vem integrando a equipe docente e de pesquisa de especializações relacionadas à Educação, Diversidade e Direitos Humanos na UFRGS. Em 2015, esteve entre os/as dez pesquisadorxs latino-americanxs selecionadxs para integrar o South-South Institute on Inequality and Social Justice, na Universidade de Kwazulu-Natal (Durban, África do Sul); em 2016 foi professora convidada junto à Cátedra de Ideas Políticas y Sociales Americanas da Licenciatura de Ciencia Política y Administración Pública da UNCuyo/Argentina. Foi a vencedora do Prêmio Pedro Krotsch de Estudos sobre a Universidade, edição 2017 - Universidad pública y movimientos populares en América Latina y el Caribe. Atualmente é Professora Assistente junto ao Departamento de Relações Internacionais da UFRGS. Seus interesses de pesquisa relacionam-se às epistemologias póscoloniais, metodologias de pesquisa em colaboração, teoria social caribenha, estudos sobre pobreza, Haiti.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

de Oliveira, T., Zucchetti, D. T., & Marconatto Marques, P. . (2021). Experiências Educativas em Tempos de Pandemia: As Demandas Comunitárias e as Respostas Institucionais. Revista Interacções, 17(57), 100–124. https://doi.org/10.25755/int.25200