Experiências Educativas em Tempos de Pandemia

As Demandas Comunitárias e as Respostas Institucionais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.25200

Abstract

This article presents the educational experiences arising from the interface between Social Assistance and Education Policies, with the objective of mitigating the impacts of the COVID-19 pandemic on the education of children and adolescents from the lower social classes. The problematic issue was the inequalities in the access to remote classes. The text is organized in three sections. The first discusses the main obstacles of remote education in the lives of children and adolescents in poverty. The second section points out quantitative data that prove the educational inequalities and empirical experiences that give life to the numbers. Finally, the third section presents the strategies used to guarantee access to education to those students who do not have access to the internet, adequate equipment, or support to perform their school tasks. As methodological path we used Holliday's (2006, 2018) guidelines on systematization of experiences. The conclusions point to the inefficiency of Brazilian public policies regarding the protection and guarantee of the rights to education. The detailing of the experience highlighted the power of interstory work, which was only possible through the mobilization of families and students in the fight for their rights.

Author Biographies

Dinora Tereza Zucchetti, Universidade Feevale

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). É professora titular da Universidade Feevale no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. É bolsista Produtividade em Pesquisa (CNPq) e pesquisadora convidada do Instituto Politécnico de Leiria ? Portugal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Educação no Campo Social e Educação e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação não escolar, educação em tempo integral e formação de educadores. Possui publicações nas Revistas: Ensaio Educação em Revista, Revista Brasileira de Educação, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Cadernos de Pesquisa, entre outras. Integrante da Red Relepe - Red de Estudios Teoricos y Epistemológicos en Política Educativa e da Red Estrado - Red Latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Estudos, Pesquisas e Praticas em Educação Não Escolar. Conselheira do Conselho Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS. Membro do Fórum Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS. Orcid https://orcid.org/0000-0002-7122-1025

Pâmela Marconatto Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Minorias Sociais: estigmatização, discriminação, desigualdade e resistência. Pós-Doutora (PPDJ-CNPQ) no mesmo programa, com pesquisa de campo junto às Nações Unidas, em Genebra. Integra, entre outros, os GTs Pensamiento crítico caribeo sobre raza y racismo, coordenado por Félix Valdes (Instituto de Filosofia de Havana/Cuba) e Autonomias, Territorios y Memorias: geopolíticas en disputa, coordenado por Pilar Lizarraga (Comunidad de Estudios Jaina-Jaina, Bolívia) e Gabriel Quintero (Facultad de Estudios Ambientales y Rurales, Colombia); o Laboratório Urgente de Teorias Armadas (LUTA - NEAB/UFRGS), coordenado por José Carlos Gomes dos Anjos. Coordena a Oficina de leitura e produção de textualidades não-canônicas de autoria feminina (SUPORTE/UFRGS). Foi assessora de coordenação e pesquisadora no Projeto Brasil-Haiti, resultado da parceria entre o International Development Research Centre e a Faculdade de Direito de Santa Maria, desenvolvendo uma série de atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre a temática e realizando trabalho de campo no Haiti, no ano de 2008. Foi professora vinculada ao Departamento de Direito Internacional da Faculdade de Direito de Santa Maria, onde também atuou como coordenadora de Pesquisa e Monografia e em diversas atividades de extensão. Desde 2012 vem integrando a equipe docente e de pesquisa de especializações relacionadas à Educação, Diversidade e Direitos Humanos na UFRGS. Em 2015, esteve entre os/as dez pesquisadorxs latino-americanxs selecionadxs para integrar o South-South Institute on Inequality and Social Justice, na Universidade de Kwazulu-Natal (Durban, África do Sul); em 2016 foi professora convidada junto à Cátedra de Ideas Políticas y Sociales Americanas da Licenciatura de Ciencia Política y Administración Pública da UNCuyo/Argentina. Foi a vencedora do Prêmio Pedro Krotsch de Estudos sobre a Universidade, edição 2017 - Universidad pública y movimientos populares en América Latina y el Caribe. Atualmente é Professora Assistente junto ao Departamento de Relações Internacionais da UFRGS. Seus interesses de pesquisa relacionam-se às epistemologias póscoloniais, metodologias de pesquisa em colaboração, teoria social caribenha, estudos sobre pobreza, Haiti.

Published

2021-12-28

How to Cite

de Oliveira, T., Zucchetti, D. T., & Marconatto Marques, P. . (2021). Experiências Educativas em Tempos de Pandemia: As Demandas Comunitárias e as Respostas Institucionais. Interacções, 17(57), 100–124. https://doi.org/10.25755/int.25200