O Ensino Remoto como Possibilidade de Enriquecimento Extracurricular para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação:
(Re)criando Novos Espaços de Interação
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.25245Resumo
A educação é um direito dos estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD), sendo que podem ser organizadas diferentes estratégias para este fim. Nesse contexto, este artigo objetiva relatar as experiências desenvolvidas junto a estudantes com AH/SD, por meio da oferta de enriquecimento extracurricular, mediadas pelas Tecnologias Digitais, como possibilidade de aprendizagens e interação social, no período pandêmico causado pelo Covid-19. Logo, por meio de nossas experiências, enquanto coordenadoras de uma ação extensionista, pretendemos socializar os desafios e possibilidades que se apresentaram durante a (re)configuração do programa de enriquecimento. O estudo em discussão configura-se como uma abordagem qualitativa do tipo relato de experiência. Os encontros com os estudantes aconteceram uma vez ao mês, de junho a dezembro de 2020, com duração de 1h e 30min, pela plataforma digital Jitsi Meet. O projeto contou com a participação de nove estudantes com AH/SD, cinco do sexo masculino e quatro do feminino, com idades entre seis e 11 anos. Durante as ações remotas, a equipe do projeto lançou desafios aos estudantes, sendo que para este artigo selecionamos três deles para análise. Os desafios foram analisados mediante as filmagens e fotografias enviadas pelos familiares no grupo de WhatsApp administrado pela equipe executora. A partir da exploração dos desafios, observamos que os estudantes tiveram a oportunidade de ampliar, aprofundar e enriquecer suas áreas de interesses, além de trocar conhecimentos entre eles. Consideramos que as ações desenvolvidas de forma remota atingiram os objetivos de promover o enriquecimento extracurricular, apesar dos desafios enfrentados no início do processo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Interacções
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.