Percepção e Educação Ambiental para a Conservação de Quelônios no Município de Santa Maria das Barreiras, Pará, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.25683Resumo
O consumo de quelônios amazônicos, em especial a família Podocnemididae, é considerado uma tradição enraizada na cultura de ribeirinhos, indígenas e populações rurais da região amazônica. Através de entrevistas semiestruturadas e da análise de conteúdo, objetivou-se avaliar a percepção e o perfil socioambiental das pessoas que utilizam e/ou comercializam quelônios amazônicos, intentando nortear diretrizes para programas de educação ambiental. O estudo realizou-se na cidade de Santa Maria das Barreiras-PA, com a participação de 59 entrevistados que foram selecionados a partir do método snowball sampling (amostragem da bola de neve). A amostra revela que 72.86% e 25.38% dos entrevistados consomem respectivamente, a carne e ovos de quelônios; a maioria afirma que o costume e o sabor da carne são os principais motivos para o consumo dos animais. Ademais, optou-se por elaborar um conjunto de propostas que possam auxiliar o trabalho de conservação de quelônios, voltadas para a educação ambiental e a participação comunitária, contribuindo assim, para a tomada de consciência e compreensão da relevância social/ecológica desses animais, considerando a perspectiva do uso responsável e a valorização do potencial da espécie. O amplo consumo e demais ações antrópicas reforçam a urgente necessidade de ações conservacionistas, além do Projeto Quelônios do Araguaia, porquanto não existem dados populacionais que permitem estabelecer o real impacto desse uso para a viabilidade das populações naturais de quelônios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Interacções
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.