Percepção e Educação Ambiental para a Conservação de Quelônios no Município de Santa Maria das Barreiras, Pará, Brasil

Autores

  • Vanessa Luz Secretaria Executiva de Educação-SEDUC/PARÁ.
  • Adriana Malvasio Universidade Federal do Tocantins-UFT

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.25683

Resumo

O consumo de quelônios amazônicos, em especial a família Podocnemididae, é considerado uma tradição enraizada na cultura de ribeirinhos, indígenas e populações rurais da região amazônica. Através de entrevistas semiestruturadas e da análise de conteúdo, objetivou-se avaliar a percepção e o perfil socioambiental das pessoas que utilizam e/ou comercializam quelônios amazônicos, intentando nortear diretrizes para programas de educação ambiental. O estudo realizou-se na cidade de Santa Maria das Barreiras-PA, com a participação de 59 entrevistados que foram selecionados a partir do método snowball sampling (amostragem da bola de neve). A amostra revela que 72.86% e 25.38% dos entrevistados consomem respectivamente, a carne e ovos de quelônios; a maioria afirma que o costume e o sabor da carne são os principais motivos para o consumo dos animais. Ademais, optou-se por elaborar um conjunto de propostas que possam auxiliar o trabalho de conservação de quelônios, voltadas para a educação ambiental e a participação comunitária, contribuindo assim, para a tomada de consciência e compreensão da relevância social/ecológica desses animais, considerando a perspectiva do uso responsável e a valorização do potencial da espécie. O amplo consumo e demais ações antrópicas reforçam a urgente necessidade de ações conservacionistas, além do Projeto Quelônios do Araguaia, porquanto não existem dados populacionais que permitem estabelecer o real impacto desse uso para a viabilidade das populações naturais de quelônios.

Biografias Autor

Vanessa Luz, Secretaria Executiva de Educação-SEDUC/PARÁ.

Mestra em Ciências do Ambiente, Universidade Federal do Tocantins (UFT, 2019-2021), Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Pará (UEPA, 1999-2003); Especialista em Gestão e Educação Ambiental pela Faculdade de Tecnologia Antônio Propício (FAPAF, 2011-2012), Especialista em Gestão e Organização da Escola pela Universidade Pitágoras Unopar (UNOPAR, 2015-2016) e Pós-Graduando em Docência do Ensino Superior pela Universidade Pitágoras Unopar (UNOPAR, 2021-2022). Tem experiência em docência no Ensino Fundamental e Médio, com ênfase em Ciências da Natureza, Biologia, Física e Química, bem como possui experiência em Gestão escolar (2015-2019).

Adriana Malvasio, Universidade Federal do Tocantins-UFT

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACK), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB/USP) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo(IB/USP). Fez pós-doutoramento no Laboratório de Ecologia Animal do Departamento de Biologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (Esalq/USP). Atualmente é Professora Titular da Fundação Universidade Federal do Tocantins/UFT, atuando nos cursos de Graduação em Engenharia Ambiental, Licenciatura em Biologia EaD e nos Programas de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e em Biodiversidade, Ecologia e Conservação. Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia Animal, com ênfase em Quelônios e Crocodilianos, além de Educação Ambiental relacionada à fauna desses grupos.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

Luz, V., & Malvasio, A. (2023). Percepção e Educação Ambiental para a Conservação de Quelônios no Município de Santa Maria das Barreiras, Pará, Brasil. Revista Interacções, 19(65), 1–25. https://doi.org/10.25755/int.25683