Litorália:

Um Jogo Digital para o Ensino-Aprendizagem de Biodiversidade e Educação Ambiental em um Ecossistema Litorâneo

Autores

  • Gabriel Ponciano de Miranda Universidade Federal da Paraíba
  • Ed Porto Bezerra Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.27214

Resumo

O mundo sofre uma crise ecológica grave, causada em sua maior parte por influência da ação humana sobre os ecossistemas. O Brasil, como detentor da maior biodiversidade da Terra, possui papel essencial na recuperação e transformação do atual estado ambiental. Entretanto, o ensino de Biodiversidade na educação básica vem enfrentando obstáculos, o que dificulta o desenvolvimento de um pensamento ambientalista nos estudantes. Procurando um auxílio na Aprendizagem Baseada em Jogo Digital, este artigo tem como objetivo fundamentar e descrever o desenvolvimento e funcionamento de um protótipo de “Litorália”, um jogo para o ensino de Biodiversidade e Educação Ambiental de ambientes litorâneos. O método de pesquisa utilizado neste estudo foi o Design Science Research que visa a criação de artefatos para a solução de problemas práticos por um processo iterativo. A partir disso, o game design foi elaborado e três protótipos iniciais foram implementados através da game engine Unity. As etapas de validação demonstraram que as mecânicas de diálogo e fotografia podem ser efetivas no engajamento dos estudantes e, consequentemente, no processo de ensinoaprendizagem de Biodiversidade e Educação Ambiental.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Gabriel Ponciano de Miranda, & Ed Porto Bezerra. (2022). Litorália: : Um Jogo Digital para o Ensino-Aprendizagem de Biodiversidade e Educação Ambiental em um Ecossistema Litorâneo. Revista Interacções, 18(63), 23–46. https://doi.org/10.25755/int.27214