Litorália:
Um Jogo Digital para o Ensino-Aprendizagem de Biodiversidade e Educação Ambiental em um Ecossistema Litorâneo
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.27214Resumo
O mundo sofre uma crise ecológica grave, causada em sua maior parte por influência da ação humana sobre os ecossistemas. O Brasil, como detentor da maior biodiversidade da Terra, possui papel essencial na recuperação e transformação do atual estado ambiental. Entretanto, o ensino de Biodiversidade na educação básica vem enfrentando obstáculos, o que dificulta o desenvolvimento de um pensamento ambientalista nos estudantes. Procurando um auxílio na Aprendizagem Baseada em Jogo Digital, este artigo tem como objetivo fundamentar e descrever o desenvolvimento e funcionamento de um protótipo de “Litorália”, um jogo para o ensino de Biodiversidade e Educação Ambiental de ambientes litorâneos. O método de pesquisa utilizado neste estudo foi o Design Science Research que visa a criação de artefatos para a solução de problemas práticos por um processo iterativo. A partir disso, o game design foi elaborado e três protótipos iniciais foram implementados através da game engine Unity. As etapas de validação demonstraram que as mecânicas de diálogo e fotografia podem ser efetivas no engajamento dos estudantes e, consequentemente, no processo de ensinoaprendizagem de Biodiversidade e Educação Ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Interacções
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.