O Estudo de Aula na Formação Inicial
Desenvolvimento de Processos Colaborativos
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.27294Resumo
O Estudo de Aula tem sido usado na formação contínua de professores um pouco por todo o mundo. Contudo, a sua utilização na formação inicial de professores ainda é pouco estudada. Em Portugal, têm tido lugar algumas investigações no ensino das ciências sobre a implementação do Estudo de Aula na formação inicial, sendo neste âmbito que o nosso trabalho se enquadra. Os estudos têm demonstrado potencialidades do processo no desenvolvimento do conhecimento pedagógico de conteúdo (PCK) dos futuros professores, na promoção dos processos colaborativos, na mudança de foco das ações do (futuro) professor para as atividades e aprendizagens dos alunos. São ainda reportadas aprendizagens nos professores cooperantes participantes no processo. O Content Represention Knowledge (CoRe), que inicialmente foi mais usado para explorar o PCK de professores experientes, tem vindo a ser utilizado, no âmbito da formação inicial de professores, com o objetivo de promover o desenvolvimento do PCK. O CoRe permite uma maior integração da teoria e da prática, aceder a aspetos mais tácitos dos professores cooperantes e assim exibir conhecimento pedagógico e didático muitas vezes não explicitado. Investigamos, utilizando uma análise narrativa, o efeito do uso do CoRe num Estudo de Aula centrado no sistema cardiovascular desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 2.º CEB de uma escola de Lisboa, centrando a nossa análise no envolvimento da Professora Cooperante. Apresentamos evidências que mostram um processo genuinamente colaborativo envolvendo todos os participantes. A professora cooperante mostra ganhos no entendimento do processo formativo relativamente à sua prática usual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Interacções
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.