O Ensino da Arte como Contribuidora dos Processos de Alfabetização, Letramento e Multiletramento

Propondo Currículos Interdisciplinares

Autores

  • Leonardo Migyiama Logos University International - Miami - USA
  • Kátia Gonzaga PUC-SP-BRA/ Logos University International – USA/ Instituto de Educação da Ulisboa-PT Professora de Pós-graduação Stricto Sensu da Logos University International - USA

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.28050

Resumo

Este artigo aborda a importância do diálogo multidisciplinar entre a disciplina de arte e as demais disciplinas do currículo escolar, no ensino básico, para o sucesso das práticas de alfabetização e letramento/ multiletramento. O problema que motivou a pesquisa que se encontra relatada neste artigo foi como o ensino de arte poderia contribuir com o sucesso do processo de alfabetização e letramento/ multiletramento e quiçá para uma proposta de currículo interdisciplinar. Esse artigo faz parte da pesquisa de mestrado de um dos autores. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, envolvendo procedimentos de levantamento bibliográfico da literatura voltada para os fundamentos analíticos do discurso da pesquisa. Abrange também relatos descritos por um dos autores sobre sua experiência como docente de Arte, seguindo etapas da metodologia de pesquisa interdisciplinar. Verificou-se que a arte tem um grande potencial de diálogo com as demais disciplinas curriculares e contribuidor dos processos de alfabetização, letramento e multiletramento. No entanto, isso se potencializaria, se pudesse dialogar intencionalmente com outras disciplinas, num processo de construção de um currículo interdisciplinar.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

Migyiama, L., & Gonzaga, K. (2023). O Ensino da Arte como Contribuidora dos Processos de Alfabetização, Letramento e Multiletramento: Propondo Currículos Interdisciplinares . Revista Interacções, 19(65), 1–19. https://doi.org/10.25755/int.28050