As transições entre ciclos de ensino: entre problema social e objecto sociológico

Autores

  • Pedro Abrantes Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES/ISCTE)

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.281

Palavras-chave:

Transições escolares, Sistemas de ensino, Exclusão social

Resumo

As transições entre ciclos de ensino são momentos marcantes na vida social dos alunos, pais e professores, bem como pontos delicados na morfologia dos sistemas educativos. Tendem, pois, a estabelecer-se enquanto (1) processo social complexo e particular, (2) momento provável de insucesso escolar e exclusão social e (3) espaço privilegiado de análise do desenvolvimento dos sistemas educativos. Correspondendo às 3 secções do artigo, o presente artigo apresenta esta abordagem tripla como proposta para uma análise introdutória deste fenómeno multidimensional, elaborando um mapeamento do campo bibliográfico relevante, analisando os dados estatísticos existentes sobre a realidade portuguesa e incluindo, sempre que possível, algumas notas críticas e sugestões de investigação futura.

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Publicado

2005-12-02

Como Citar

Abrantes, P. (2005). As transições entre ciclos de ensino: entre problema social e objecto sociológico. Revista Interacções, 1(1). https://doi.org/10.25755/int.281