Contributos da Interação Social do Bebé para a Organização da Vinculação
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.28192Resumo
O presente artigo procura descrever o desenvolvimento de uma linha investigação que se dedica ao estudo da regulação emocional do bebé e potenciais contributos para a organização da qualidade da vinculação durante o primeiro ano de vida. No sentido da redução da informação, analisam-se os estudos realizados no âmbito do paradigma experimental Face to Face Still-Face desenvolvido por Edward Tronick e colegas. Tendo como base a história da investigação com este procedimento, descrevem-se alguns marcos do conhecimento desde descoberta do efeito Still-Face até a descrição de padrões de regulação emocional observados nos 3 primeiros meses de vida. Por fim, é analisada a relação entre os comportamentos/padrões de regulação emocional e qualidade da vinculação no primeiro de vida do bebé. A compreensão dos processos emocionais do bebé é essencial para promover práticas suportadas na evidência empírica em intervenção precoce e educação de infância.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Interacções
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.