Editorial

Uso de Jogos no Processo de Ensino e Aprendizagem

Autores

  • Marcelo Luis Fardo Universidade de Caxias do Sul
  • Bruna Santana Anastácio Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daniela Karine Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Mattar Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.29034

Resumo

O uso de jogos em um ambiente estruturado, com intencionalidade pedagógica, cria contextos de aprendizagem à medida que as estratégias desenvolvidas no ato de jogar são essenciais para o processo de aprendizagem, como: estar atento, coordenar diferentes pontos de vista, realizar diversas interpretações sobre as possibilidades do jogo, classificar e operar informações, tomar decisões ativamente, focar no objetivo, interpretar diferentes papéis, percorrer caminhos diversos, entre outras possibilidades, em um contexto permeado por regras, feedbacks, interatividade e descoberta. Considerando o universo dos jogos digitais e suas inúmeras possibilidades pedagógicas, este número especial da Revista Interacções inclui seis dos artigos mais bem avaliados da Trilha de Educação que foram apresentados no Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), que aconteceu de forma virtual no ano de 2021. A Trilha de Educação concentra estudos e pesquisas que abordam o uso dos jogos no processo de ensino e aprendizagem nos diferentes níveis de ensino, tanto na educação formal, como informal e não formal, nas modalidades presencial e a distância. Os artigos apresentados e publicados na trilha favorecem a difusão do conhecimento na área e o diálogo entre os pesquisadores da área.

Biografias Autor

Marcelo Luis Fardo, Universidade de Caxias do Sul

Doutor e professor na Universidade de Caxias do Sul

Bruna Santana Anastácio, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação e professora na rede municipal de ensino de São José

Daniela Karine Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação e professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, Brasil; Líder do Grupo de Pesquisa Edumídia CNPq/UFSC.

João Mattar, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor e professor no TIDD PUC - SP e no Mestrado em Ciências Humanas da Unisa.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Fardo, M. L., Anastácio, B. S., Ramos, D. K., & Mattar, J. . (2022). Editorial: Uso de Jogos no Processo de Ensino e Aprendizagem. Revista Interacções, 18(63), 1–4. https://doi.org/10.25755/int.29034