Editorial
Uso de Jogos no Processo de Ensino e Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.29034Resumo
O uso de jogos em um ambiente estruturado, com intencionalidade pedagógica, cria contextos de aprendizagem à medida que as estratégias desenvolvidas no ato de jogar são essenciais para o processo de aprendizagem, como: estar atento, coordenar diferentes pontos de vista, realizar diversas interpretações sobre as possibilidades do jogo, classificar e operar informações, tomar decisões ativamente, focar no objetivo, interpretar diferentes papéis, percorrer caminhos diversos, entre outras possibilidades, em um contexto permeado por regras, feedbacks, interatividade e descoberta. Considerando o universo dos jogos digitais e suas inúmeras possibilidades pedagógicas, este número especial da Revista Interacções inclui seis dos artigos mais bem avaliados da Trilha de Educação que foram apresentados no Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), que aconteceu de forma virtual no ano de 2021. A Trilha de Educação concentra estudos e pesquisas que abordam o uso dos jogos no processo de ensino e aprendizagem nos diferentes níveis de ensino, tanto na educação formal, como informal e não formal, nas modalidades presencial e a distância. Os artigos apresentados e publicados na trilha favorecem a difusão do conhecimento na área e o diálogo entre os pesquisadores da área.
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