Prognóstico da Evasão Escolar em Instituição de Educação Profissional e Tecnológica por meio da Inteligência Artificial

Autores

  • Carlos Vital Giordano Centro Paula Souza, São Paulo, Brasil.
  • Raphael Antonio de Souza Centro Paula Souza, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.29456

Resumo

A desistência escolar é problema preocupante para as instituições de ensino, a sociedade, os formuladores de políticas educacionais e alunos. A identificação precoce dos alunos com alta probabilidade de evasão é essencial no estabelecimento de ações de prevenção do distúrbio. A investigação objetiva verificar a opção da utilização de algoritmo de Aprendizado de Máquina (AM) na identificação de alunos com maior risco de evasão. Por meio de ferramenta de Autoaprendizado de Máquina (AutoML), analisou-se os dados de 1.222 alunos de curso técnico de IEPT (Instituição de Educação Profissional e Tecnológica). Após o pré processamento dos dados, submeteu-se os dados purgados à ferramenta de Atol, e esta gerou modelo de algoritmo com acurácia superior a 90,0% quando da identificação de alunos com possibilidade de abandono. Os resultados do estudo demonstram a perspectiva favorável no uso da AM em dados educacionais.

Biografias Autor

Carlos Vital Giordano, Centro Paula Souza, São Paulo, Brasil.

Professor doutor no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza, São Paulo, Brasil.

Raphael Antonio de Souza, Centro Paula Souza, São Paulo, Brasil

Mestrando do programa de mestrado profissional em gestão e desenvolvimento da educação profissional do CEETEPS.

Downloads

Publicado

2023-08-28

Como Citar

Giordano, C. V., & Souza, R. A. de . (2023). Prognóstico da Evasão Escolar em Instituição de Educação Profissional e Tecnológica por meio da Inteligência Artificial. Revista Interacções, 19(66), 1–20. https://doi.org/10.25755/int.29456