A Democratização da Educação em uma Perspectiva Tecnológica do Conhecimento Significativo

(Re)orientações para as Práticas de Aprendizagens

Autores

  • Jean Marcos Frandaloso Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná
  • Maria Alzira Leite Universidade Tuiuti do Paraná UTP

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.29982

Resumo

Objetiva-se, neste artigo, iniciar uma discussão do conceito de democracia em uma perspectiva de efetivação do direito constitucional à educação na atualidade e, ainda, discorrer sobre o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo de ensino e de aprendizagem do alunado. A referida pesquisa se assenta em uma metodologia descritiva-explicativa, de base bibliográfica. Procura-se, com tal abordagem, verificar até que ponto o uso de diferenciados artefatos tecnológicos pode democratizar o acesso de inúmeras crianças, jovens e adultos ao sistema educacional brasileiro. Os estudos de Libâneo (1990); Demo (2009) e Saviani (2012, 2019) apontam para a necessidade de democratização das TDIC no ambiente escolar e, concomitantemente a isso, para a ressignificação do saber-fazer docente.

Biografias Autor

Jean Marcos Frandaloso, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2009); com Pós-graduação em Psicologia Social pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL; MBA em Gestão Pública e Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação, ambas pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Graduando do Curso de Letras com Licenciatura em Português - Espanhol na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Tuiuti do Paraná - UTP (2021) na Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas e Elementos Articuladores; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens, Alfabetização e Letramentos (GEPLAL) - PPGEd da Universidade Tuiuti do Paraná; Escritor, Poeta, com trabalhos publicados em algumas revistas e nas antologias Sarau Brasil 2021; Editora Expressividade; Conectatum; Antologia Brasil, dentre outras editoras; ocupante da cadeira 684 na Academia Internacional de Literatura Brasileira - AILB; Autor da obra O poder de polícia no âmbito das guardas municipais (2014). Endereço eletrônico (jean.frandaloso@gmail.com).

Maria Alzira Leite, Universidade Tuiuti do Paraná UTP

Possui formação em LETRAS e também em PEDAGOGIA. É especialista em PSICOPEDAGOGIA - ênfase em ensino especial e inclusão. MESTRADO em LETRAS: LINGUÍSTICA e LÍNGUA PORTUGUESA pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009); DOUTORADO em LETRAS: LINGUÍSTICA e LÍNGUA PORTUGUESA pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014), com período PDSE na Universidade Nova de Lisboa - FCSH. Realizou estágio PÓS-DOUTORADO em LINGUÍSTICA APLICADA, pela Unicamp (2016). Possui experiência nos ensinos fundamental 1 e 2; Médio; EJA; Graduação, Mestrado e Doutorado. Já atuou como Membro de Comitê de Ética e Pesquisa e coordenação de graduações em Letras-Português; Letras-Inglês; História. E, ainda, possui experiência como Coordenadora Institucional do PIBID; Coordenadora Institucional da RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - gestão 2018. Os seus estudos dialogam com a Educação, mais especificamente, com: Tecnologias Digitais, Representações Sociais; Discursos; Letramentos; Alfabetização, Leitura e Escrita. Professora adjunta e vice-coordenadora do PPGED na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e Professora colaboradora na Universidade Vale do Itajaí (Univali).

Downloads

Publicado

2023-08-28

Como Citar

Frandaloso, J. M., & Leite, M. A. (2023). A Democratização da Educação em uma Perspectiva Tecnológica do Conhecimento Significativo: (Re)orientações para as Práticas de Aprendizagens. Revista Interacções, 19(66), 1–20. https://doi.org/10.25755/int.29982