A Democratização da Educação em uma Perspectiva Tecnológica do Conhecimento Significativo
(Re)orientações para as Práticas de Aprendizagens
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.29982Resumo
Objetiva-se, neste artigo, iniciar uma discussão do conceito de democracia em uma perspectiva de efetivação do direito constitucional à educação na atualidade e, ainda, discorrer sobre o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo de ensino e de aprendizagem do alunado. A referida pesquisa se assenta em uma metodologia descritiva-explicativa, de base bibliográfica. Procura-se, com tal abordagem, verificar até que ponto o uso de diferenciados artefatos tecnológicos pode democratizar o acesso de inúmeras crianças, jovens e adultos ao sistema educacional brasileiro. Os estudos de Libâneo (1990); Demo (2009) e Saviani (2012, 2019) apontam para a necessidade de democratização das TDIC no ambiente escolar e, concomitantemente a isso, para a ressignificação do saber-fazer docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Revista Interacções
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.