THE DEMOCRATIZATION OF EDUCATION FROM A TECHNOLOGICAL PERSPECTIVE OF MEANINGFUL KNOWLEDGE:

(RE)ORIENTATIONS FOR LEARNING PRACTICES

Authors

  • Jean Marcos Frandaloso Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná
  • Maria Alzira Leite Universidade Tuiuti do Paraná UTP

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.29982

Abstract

The aim of this article is to initiate a discussion of the concept of democracy from a perspective of realizing the constitutional right to education today, and also to discuss the use of digital information and communication technologies (TDIC) in the teaching and learning process. student learning. This research is based on a descriptive-explanatory methodology, based on literature. With this approach, we seek to verify to what extent the use of different technological artifacts can democratize the access of countless children, young people and adults to the Brazilian educational system. Libâneo Studies (1990); Demo (2009) and Saviani (2012, 2019) point to the need to democratize TDIC in the school environment and, concomitantly, to redefine teaching know-how.

Author Biographies

Jean Marcos Frandaloso, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2009); com Pós-graduação em Psicologia Social pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL; MBA em Gestão Pública e Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação, ambas pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Graduando do Curso de Letras com Licenciatura em Português - Espanhol na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Tuiuti do Paraná - UTP (2021) na Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas e Elementos Articuladores; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens, Alfabetização e Letramentos (GEPLAL) - PPGEd da Universidade Tuiuti do Paraná; Escritor, Poeta, com trabalhos publicados em algumas revistas e nas antologias Sarau Brasil 2021; Editora Expressividade; Conectatum; Antologia Brasil, dentre outras editoras; ocupante da cadeira 684 na Academia Internacional de Literatura Brasileira - AILB; Autor da obra O poder de polícia no âmbito das guardas municipais (2014). Endereço eletrônico (jean.frandaloso@gmail.com).

Maria Alzira Leite, Universidade Tuiuti do Paraná UTP

Possui formação em LETRAS e também em PEDAGOGIA. É especialista em PSICOPEDAGOGIA - ênfase em ensino especial e inclusão. MESTRADO em LETRAS: LINGUÍSTICA e LÍNGUA PORTUGUESA pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009); DOUTORADO em LETRAS: LINGUÍSTICA e LÍNGUA PORTUGUESA pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014), com período PDSE na Universidade Nova de Lisboa - FCSH. Realizou estágio PÓS-DOUTORADO em LINGUÍSTICA APLICADA, pela Unicamp (2016). Possui experiência nos ensinos fundamental 1 e 2; Médio; EJA; Graduação, Mestrado e Doutorado. Já atuou como Membro de Comitê de Ética e Pesquisa e coordenação de graduações em Letras-Português; Letras-Inglês; História. E, ainda, possui experiência como Coordenadora Institucional do PIBID; Coordenadora Institucional da RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - gestão 2018. Os seus estudos dialogam com a Educação, mais especificamente, com: Tecnologias Digitais, Representações Sociais; Discursos; Letramentos; Alfabetização, Leitura e Escrita. Professora adjunta e vice-coordenadora do PPGED na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e Professora colaboradora na Universidade Vale do Itajaí (Univali).

Published

2023-08-28

How to Cite

Frandaloso, J. M., & Leite, M. A. (2023). THE DEMOCRATIZATION OF EDUCATION FROM A TECHNOLOGICAL PERSPECTIVE OF MEANINGFUL KNOWLEDGE: : (RE)ORIENTATIONS FOR LEARNING PRACTICES. Interacções, 19(66), 1–20. https://doi.org/10.25755/int.29982