Rodas de Conversa:

Percursos e Diálogos para Pensar a Educação Geográfica e a Formação de Professores

Autores

  • Anna Paula de Carvalho Couto Leopoldino Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Greicy Steinbach Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Kelly Cristina Onofri Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.30036

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os movimentos realizados nas “Rodas de Conversas do LEPEGEO”, que aconteceram no formato online, entre os meses de dezembro de 2021 e novembro de 2022, organizadas pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia (LEPEGEO), com o propósito de promover debates e diálogos com pesquisadores, professores e estudantes do Centro de Ciências Humanas e da Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina e de outras instituições da Educação Básica e do Ensino Superior para o desenvolvimento de estudos e pesquisas relativas à educação Geográfica e a formação de professores. Este estudo, metodologicamente, é de cunho bibliográfico, documental com a perspectiva qualitativa, com ênfase nas ementas das Rodas de Conversas, bem como as temáticas contempladas nas discussões em torno da educação geográfica e do ensino de Geografia. As ementas analisadas apresentam uma visão geral das rodas de conversa em torno das temáticas sobre formação de professores, Geografia da Infância, questões de gênero, tecnologias na educação, múltiplas linguagens, cidade e livro didático.

Biografias Autor

Anna Paula de Carvalho Couto Leopoldino, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina; pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia; integrante do Grupo de Pesquisa Ensino de Geografia, Formação docente e Diferentes Linguagens.

Greicy Steinbach, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina; pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia e do Grupo de Pesquisa Trabalho e Conhecimento na Educação Superior da Universidade Federal de Santa Catarina; integrante do Grupo de Pesquisa Ensino de Geografia, Formação docente e Diferentes Linguagens. Professora na Rede Municipal de Florianópolis (Brasil)

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina

Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia

Professora no Centro de Ciências Humanas e da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Brasil)

Downloads

Publicado

2023-08-28

Como Citar

Leopoldino, A. P. de C. C. ., Steinbach, G. ., Onofri, K. C., & Martins, R. E. M. W. . (2023). Rodas de Conversa: : Percursos e Diálogos para Pensar a Educação Geográfica e a Formação de Professores. Revista Interacções, 19(66), 1–20. https://doi.org/10.25755/int.30036