Desafios no Ser e Fazer Docente no Pós-Pandemia

Reflexões de Professores Portugueses e Brasileiros a Partir das Narrativas Reflexivas de Schütze

Autores

  • Kátia Valeria Pereira Gonzaga Logos University Internacional - USA e Centro de Investigação e Inovação em Educação da ESE-IPP https://orcid.org/0000-0001-8351-9614
  • Vânia Graça Centro de Investigação e Inovação em Educação da ESE-IPP https://orcid.org/0000-0002-7000-7211
  • Cátia Silva Mestre em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.30712

Resumo

O Covid-19 transformou os cenários educativos. Houve a necessidade de re(pensar) formas do ser e fazer docente, que perpassou pela mediação pedagógica das tecnologias digitais, adoção de novas estratégias de ensino, como o Ensino Remoto Emergencial (ERE), e, a gestão curricular. Nesse sentido, importa-nos mais do que conhecer e compreender os desafios enfrentados pelos professores portugueses e brasileiros nas suas práticas docentes durante esse período, através das suas narrativas, conhecer e aplicar a metodologia de pesquisa proposta por Schütze. Esta pesquisa fez parte de uma outra pesquisa de maior abrangência, no entanto, consideraremos para esse artigo apenas as narrativas de 4 professores do Ensino Básico: 2 de Portugal e 2 do Brasil, as que melhor expressaram as categorias propostas para a metodologia aqui tratada. Recorreu-se à metodologia qualitativa e os dados foram recolhidos através das entrevistas narrativas reflexivas (Schütze, 1983, 1987) e cuja análise está associada a esse tipo específico de entrevista. Os resultados evidenciam desafios e necessidades emergentes do processo de ensino e aprendizagem apontados no período em estudo, mas também válidas para o pós pandêmico: criação de novas políticas curriculares que vão ao encontro da construção de web currículo e de um ensino híbrido pós COVID 19; construção de planos de formação inicial e continuada docente, nomeadamente para a utilização pedagógica das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) e inteligência sócio emocional; promover a parceria família e escola, com envolvimento das famílias no processo de ensino e aprendizagem do aluno, e, protagonismo dos estudantes na organização do seu próprio ambiente de aprendizagem que atenda as exigências do século XXI. Quanto a metodologia utilizada verificamos sua validade para estudos que utilizem de narrativas, enriquecendo significativamente o processo analítico das mesmas.

Downloads

Publicado

2024-05-13

Como Citar

Pereira Gonzaga, K. V. ., Dias Graça, V. G. D. G., & Oliveira Silva, C. S. . (2024). Desafios no Ser e Fazer Docente no Pós-Pandemia: Reflexões de Professores Portugueses e Brasileiros a Partir das Narrativas Reflexivas de Schütze. Revista Interacções, 20(67), 1–23. https://doi.org/10.25755/int.30712