Desenvolvimento Socioemocional Pós-pandemia
O Caso de uma IPSS Direcionada à Camada Infantojuvenil
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.30713Resumo
A situação pandémica que se instalou em 2020 provocou um conjunto de comprometimentos psicossociais na camada infantojuvenil. Constataram-se restrições em atividades sociais e relacionais que se comportam como marcos importantes do desenvolvimento. Observaram se também alterações de humor e de comportamento significativos, como depressão, ansiedade, irritabilidade, solidão, frustração, raiva, medo, insegurança, perturbações do sono e do apetite. Neste sentido, promover o desenvolvimento socioemocional em crianças e jovens surge como uma resposta adequada, capacitando a regulação emocional, a autoeficácia e as competências sociais. Como reforço do papel da instituição escolar nesta promoção, surgem as unidades de educação não-formal, colmatando as necessidades de forma individualizada à realidade e contexto. É com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências socioemocionais que surge o projeto “Educação Socioemocional para uma Educação Integral”, numa metodologia de investigaçãoação, desenvolvido numa IPSS inserida num território vulnerável em Carnaxide (Oeiras). Em curso, o projeto tem-se mostrado benéfico, observando-se já resultados no quotidiano das crianças beneficiárias. O presente artigo tem, então, como objetivo apresentar a investigação desenvolvida em torno do projeto, assim como refletir sobre os resultados já alcançados, indicadores da capacitação das crianças e jovens em matéria de competências socioemocionais e da eficácia do projeto de educação nãoformal nesta capacitação.
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