Ciências no Ensino Fundamental II
Recomposição da Aprendizagem na Contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.30725Resumo
Os contextos educacionais na Rede Municipal de Ensino de Curitiba (RME) passam por modificações e estabelecem novos rumos. A Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (SME) apresentou mudanças na fundamentação teórica e na gradação dos conteúdos do 6.° ao 9.° ano do Ensino Fundamental. Conexões expressivas entre movimentos e ensino de Ciências que facilitarão a construção de conhecimentos nas ciências da natureza, enfatizando a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). O objetivo da pesquisa foi qualificar os dados quantitativos das avaliações da Prova Curitiba 2022 (ferramenta de avaliação da aprendizagem aplicada pela SME), descrevendo as fragilidades e as ações metodológicas que podem apoiar a recomposição da aprendizagem, considerando as necessidades de cada estudante em suas individualidades. Neste sentido, fortalecendo o trabalho docente ao fornecer subsídios para uma prática pedagógica mais embasada, personalizada e direcionada às necessidades dos discentes e propiciando aos estudantes caminhos mais assertivos para a construção do conhecimento e leitura do mundo. É essencial salientar que, neste estudo destacam-se documentos normativos elaborados pela SME, que se encontram consoantes aos propósitos da educação básica estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional da Educação (CNE) no ano de 2017. Este estudo trata-se de uma pesquisa exploratória documental de cunho qualitativo e aplicada. Conclui-se que a proposta sugerida pela SME, pelo viés da recomposição dos conteúdos, manifesta uma tendência educacional inovadora, que pode apoiar docentes e estudantes nas fragilidades do ensino de Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental.
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