MIMDEALE®

Uma Ferramenta para a Recomposição das Aprendizagens após a Pandemia de COVID-19

Autores

  • Paulo Oliveira Centro de Investigação em Estudos da Criança do Instituto de Educação da Universidade do Minho (CIEC/UM)
  • Carla Oliveira Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEDUC/PE)

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.30732

Resumo

A Pandemia de COVID-19 trouxe problemas significativos para a aprendizagem dos estudantes. O objetivo deste estudo é demonstrar em que medida o Modelo de Intervenção para a Melhoria do Desempenho de Estudantes em Avaliações de Larga Escala - MIMDEALE® contribuiu para o aumento da proficiência dos estudantes nos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática, bem como para o aumento da nota do IDEB nas escolas onde o mesmo foi implementado. Este estudo foi realizado através da utilização do MIMDEALE®, com uma amostra de 305 estudantes do 3º Ano do Ensino Médio de duas escolas localizadas no Estado de Pernambuco, Brasil, para atenuar os problemas causados pelo isolamento social. Na primeira escola, houve um aumento de 1% na proficência de língua portuguesa e de 7,9% na proficiência de matemática e na segunda escola houve um aumento de 9,47% na proficiência de língua portuguesa e de 13,95% na proficiência de matemática entre 2017 e 2021, bem como o IDEB das duas escolas foram respectivamente 26,19% e 30,95% acima da Média do IDEB Nacional em 2021. Desta forma, é possível afirmar que o MIMDEALE® se configura como uma estratégia para a recomposição das aprendizagens, bem como para a melhoria do padrão de proficiência dos estudantes nos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática nas Avaliações de Larga Escala e, consequentemente para o aumento da nota do IDEB no Ensino Médio das escolas participantes.

Downloads

Publicado

2023-08-23

Como Citar

Oliveira, P., & Oliveira, C. (2023). MIMDEALE®: Uma Ferramenta para a Recomposição das Aprendizagens após a Pandemia de COVID-19. Revista Interacções, 19(64), 1–18. https://doi.org/10.25755/int.30732

Edição

Secção

Número 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas