Institucionalização da Educação a Distância como Prática de Gestão

Implicações e Transições Decorrentes da Pandemia de COVID-19

Autores

  • Braian Veloso Universidade Federal de Lavras
  • Marcello Ferreira Universidade de Brasília
  • Olavo Leopoldino da Silva Filho Universidade de Brasília
  • Daniel Mill Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.30739

Resumo

O objetivo precípuo deste artigo é analisar as implicações da Pandemia de COVID-19 para o processo de institucionalização dos cursos a distância nas universidades (estaduais e federais) públicas brasileiras, sem perder de vista a organização típica das experiências de ensino remoto emergencial. O estudo é um recorte da tese de doutorado de Veloso (2022), com contribuições dos demais autores na formulação e na avaliação da pesquisa, bem como na interpretação de seus resultados que enfocam o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), principal política de indução à Educação a Distância (EaD) no País. No tocante à metodologia, optou-se pela triangulação metodológica à luz das abordagens qualitativa e quantitativa. Os procedimentos metodológicos foram: análise documental, grupo focal virtual, entrevista semiestruturada, técnica Delphi e questionário virtual. Com a pesquisa, chegou-se à conclusão de que as experiências compelidas pela Pandemia de COVID19 são motrizes para o processo de institucionalização da EaD. No entanto, a experiência, por si só, não conduz à incorporação orgânica. O formato de concepção, desenvolvimento, fomento e avaliação do Sistema UAB deve ser revisado a propósito de um outro, que na dialogia defendida no artigo não o invalide ou elimine, mas que nele reconheça as necessidades de reflexão e revisão de currículos - e, portanto, de projetos formativos em suas qualidades políticas e formal. 

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Publicado

2023-08-23

Como Citar

Veloso, B., Ferreira, M., Silva Filho, O. L. da, & Mill, D. (2023). Institucionalização da Educação a Distância como Prática de Gestão: Implicações e Transições Decorrentes da Pandemia de COVID-19. Revista Interacções, 19(64), 1–23. https://doi.org/10.25755/int.30739

Edição

Secção

Número 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas