O Processo de Gestão da Aprendizagem na Escola Politécnica da UNISINOS
Prática Inovadora de Desenvolvimento de Competências Educacionais para a Gestão Universitária
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.30752Resumo
No campo educacional universitário, redimensionado, aliás, pelo tempo estendido de ensino remoto dos últimos anos, evidências sobre a aprendizagem podem inspirar a proposição de ações para a melhoria do ensino. A propósito, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Engenharia determinam que seus projetos pedagógicos estabeleçam um processo de gestão da aprendizagem, o qual é composto pela (i) definição das competências, (ii) escolha dos instrumentos de avaliação, (iii) coleta das evidências de aprendizagem, (iv) análise dos resultados, (v) proposição de ações de melhoria e (vi) avaliação dessas ações. Assim, desenvolver e implementar esse processo para a modernização dos currículos de engenharia apresenta-se como uma prática de gestão inovadora do Projeto de Modernização da Graduação (PMG), que vem sendo desenvolvido na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) desde 2019 em parceria com a CAPES e a Fullbright. O objetivo deste trabalho é analisar a implementação do processo de gestão da aprendizagem na Escola Politécnica, cuja implantação ocorre a partir de um modelo de formação para os coordenadores dos cursos com vistas à sua capacitação e, na primeira etapa, visa ao mapeamento do currículo para a definição das competências vinculadas aos conhecimentos específicos. Os mapas dos currículos produzidos materializam o resultado da capacitação dos coordenadores, não apenas revelando sua aprendizagem em relação às etapas e às características do processo, mas especialmente evidenciando que o processo se configurou como locus para a modernização da graduação, orientado por um posicionamento autoral e inovador da universidade quanto à gestão curricular.
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