Do Lúdico ao Concreto

Geometria no Palito

Autores

  • Pedro Silva Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí
  • Dione Cléia Pereira dos Santos Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência – Miranorte - Tocantins
  • Tiago de Oliveira Rosa Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.30754

Resumo

A Geometria na educação brasileira dentro de seu contexto, muitas vezes é passada de maneira muito rápida e com pouca preparação, não havendo assim um processo de ensino-aprendizagem bem absorvido pelos alunos. O objetivo deste artigo é descritivo, levando os alunos a aprenderem observando a montagem feita pela professora, registrando passo a passo, viabilizando um crescimento e desenvolvimento de cada Figura Geométrica. Este artigo tem o objetivo de mostrar novos métodos no processo de aprendizagem da Geometria para levar os alunos a maneiras diferentes de compreeensão do tema. A coleta de dados foi analisada pela Observação Direta, onde o professor observou as dificudades de cada aluno. A análise usada foi a prescritiva, levando o aluno a verificar os possíveis erros e corrigir antes da montagem das figuras. Os resultados obtidos foram facilmente percebidos no processo de aprendizagem dos alunos.

Biografias Autor

Pedro Silva, Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí

Pedro Henrique da Conceição Silva; Professor EBTT de Física do IFGOIANO - Campus URUTAÍ. Licenciatura Plena em Física pela PUC-GO. Mestre em Ciências, Inovação e Tecnologia para o Amazonas pela UFAC.

Endereço de acesso ao lattes: http://lattes.cnpq.br/6954280757556409

Endereço do orcid https://orcid.org/0000-0002-0793-4872

Dione Cléia Pereira dos Santos, Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência – Miranorte - Tocantins

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Pará(2011). Atualmente é Professora do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Professor.

Tiago de Oliveira Rosa, Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí

Possui graduação em Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008), mestrado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2010) e doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2014). Possui experiência na área de física com ênfase no estudo de Teoria Geral de Partículas e Campos, Gravitação e Relatividade Geral, Defeitos Topológicos Gravitacionais e Teorias f(R) da Gravitação. Atualmente é professor do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí.

Downloads

Publicado

2023-08-23

Como Citar

Silva, P., Cléia Pereira dos Santos, D. ., & de Oliveira Rosa, T. . (2023). Do Lúdico ao Concreto : Geometria no Palito. Revista Interacções, 19(64), 1–17. https://doi.org/10.25755/int.30754

Edição

Secção

Número 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas