Antroponímia, Literatura e Tecnologias Digitais
Provocações Didático-metodológicas no Pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.30755Resumo
O presente artigo discute uma provocação didático-metodológica ao processo de ensino-aprendizagem nos estudos linguísticos e literários, a partir da obra Capitães de Areia, do literato Jorge Amado. Diante dos desafios enfrentados pelos docentes no cenário educacional vivenciado durante o ensino remoto emergencial, na região sul do estado do Maranhão, Nordeste brasileiro, as professoras e pesquisadoras, autoras da pesquisa, apresentam uma proposta didático-pedagógica, baseada nos estudos da antroponímia e da literatura, com o intuito de realizar uma aproximação do estudo da literatura com a realidade sociocultural vivenciada pelos alunos. Nesse sentido, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e documental, sob a abordagem qualitativa, com a análise dos antropônimos presentes na obra, que demonstrou a viabilidade do ensino-aprendizagem nos estudos linguísticos e literários na produção de memoriais dos alunos, sistematizados em e-book, construído na plataforma digital Canva. Argumenta-se, portanto, que a referida proposta se configura como uma sugestão e ação criativa no âmbito educacional no enfrentamento ao pós-pandemia, que pode auxiliar professores da educação básica no ensino de literatura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Revista Interacções
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.