Antroponímia, Literatura e Tecnologias Digitais

Provocações Didático-metodológicas no Pós-pandemia

Autores

  • Ana Patricia Sá Martins Universidade Estadual do Maranhão
  • Carolina de Oliveira Carvalho Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.30755

Resumo

O presente artigo discute uma provocação didático-metodológica ao processo de ensino-aprendizagem nos estudos linguísticos e literários, a partir da obra Capitães de Areia, do literato Jorge Amado. Diante dos desafios enfrentados pelos docentes no cenário educacional vivenciado durante o ensino remoto emergencial, na região sul do estado do Maranhão, Nordeste brasileiro, as professoras e pesquisadoras, autoras da pesquisa, apresentam uma proposta didático-pedagógica, baseada nos estudos da antroponímia e da literatura, com o intuito de realizar uma aproximação do estudo da literatura com a realidade sociocultural vivenciada pelos alunos. Nesse sentido, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e documental, sob a abordagem qualitativa, com a análise dos antropônimos presentes na obra, que demonstrou a viabilidade do ensino-aprendizagem nos estudos linguísticos e literários na produção de memoriais dos alunos, sistematizados em e-book, construído na plataforma digital Canva. Argumenta-se, portanto, que a referida proposta se configura como uma sugestão e ação criativa no âmbito educacional no enfrentamento ao pós-pandemia, que pode auxiliar professores da educação básica no ensino de literatura.

Biografia Autor

Carolina de Oliveira Carvalho, Universidade Estadual do Maranhão

Licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão. Pós-graduada em Literatura e Ensino, pela UEMANET. Atuou como bolsista do projeto Bolsa Trabalho UEMA/PROEXAE 2016/2017; Bolsista do Programa Institucional de Iniciação Cientifica - PIBIC/UEMA 2017/2018; Bolsista de Apoio Técnico Institucional 2018/2021. Colaboradora do projeto Atlas Toponímico do Estado do Maranhão-ATEMA e do grupo de estudos Língua, História e Poder-LINCHI.

Downloads

Publicado

2023-08-28

Como Citar

Sá Martins, A. P., & de Oliveira Carvalho, C. (2023). Antroponímia, Literatura e Tecnologias Digitais: Provocações Didático-metodológicas no Pós-pandemia. Revista Interacções, 19(66), 1–25. https://doi.org/10.25755/int.30755